Se você tem um amor não correspondido, você pode encontrar consolo e esperança em Jesus. Deus tem o plano certo para você. Talvez essa pessoa de quem você gosta não faça parte do plano, mas não é o fim de tudo.
Há vários tipos de amor não correspondido: entre pais e filhos, irmãos, maridos e esposas e também amor romântico. Deus entende a dor do amor não correspondido. Ele ama cada pessoa com amor infinito, mas muitas pessoas rejeitam Seu amor. Em várias partes da Bíblia, Deus é comparado com um marido rejeitado por sua esposa, apesar de lhe dar todo seu amor. Mesmo assim, Deus não desiste de nos oferecer Seu amor.
Nesse artigo, vamos falar sobre o amor romântico não correspondido, entre pessoas solteiras. É bastante comum ficar apaixonado por alguém que não sente o mesmo por você. O amor não é mútuo, logo não vai dar para ter um relacionamento.
Meu amor não é correspondido. O que faço?
Quando você descobre que seu amor não é correspondido, o primeiro passo é aceitar esse fato. Você não pode obrigar ninguém a amar você. Nem mesmo Deus faz isso! Você apenas pode oferecer o seu amor e esperar que a outra pessoa corresponda. Se não acontecer, você precisa respeitar a decisão dessa pessoa.
Não tente alimentar esperanças. Não significa não. Se a pessoa de quem você gosta deixou claro que não quer ter um relacionamento com você, desista de persegui-la. Isso somente vai machucar você. Um relacionamento somente funciona quando os dois estão unidos (Amós 3:3). Você precisa começar a seguir em frente com sua vida. E o primeiro passo é aceitar.
1. Afaste-se por um tempo
A Bíblia diz que o amor é paciente, bondoso e não procura seus próprios interesses (1 Coríntios 13:4-5). Quando seu amor não é correspondido, o melhor que você pode fazer por essa pessoa é respeitar sua decisão e evitar constrangimento para ela. Não seja egoísta, mantenha alguma distância.
Descobrir que seu amor não é correspondido dói e seu coração precisa de tempo para sarar. Ficar muito próximo do alvo de seu amor somente dificulta o processo. Você não precisa cortar todas as relações mas evite ter muita proximidade com essa pessoa, especialmente no início.
Veja também: como posso esquecer um amor?
2. Encontre força no seu relacionamento com Deus
Você pode estar muito apaixonado, mas não é outra pessoa que vai completar sua vida. O relacionamento mais importante que você tem é com Jesus. É em momentos como esse que você precisa mais de Jesus, para lhe consolar e dar propósito à sua vida.
Em Jesus, seu amor é mais que correspondido! Ele é o único que nunca vai lhe dececionar. Em todos os momentos, Jesus está sempre presente e tem poder para lhe ajudar a superar a dor do amor não correspondido.
Deus sabe o que é melhor para você. Se seu amor não é correspondido, então Deus tem outros planos para sua vida. Ore para que a vontade de Deus seja feita em sua vida, submetendo sua vontade a Ele (Mateus 5:9-10).
3. Cuidado com grandes decisões nessa altura
Quando você sofre um grande revês, como descobrir que seu amor não é correspondido, pode vir a tentação de fazer algo estúpido. Algumas coisas que você NÃO deve fazer para lidar com a dor de um coração partido são:
- Se dedicar a perseguir seu amor não correspondido
- Se dedicar a tornar seu amor em ódio
- Procurar consolo no álcool ou em drogas
- Namorar/casar logo com outra pessoa, só para não ficar sozinho
- Desistir de tudo na vida
- Largar tudo para mudar radicalmente sua vida
Na dor da paixão, sua mente não funciona direito. Por isso, não é boa ideia tomar decisões radicais, que vão afetar o resto de sua vida, nessa altura. Espere até estar mais calmo. Com grandes decisões, não se apresse (Provérbios 21:5).
Leia aqui: o que a Bíblia fala sobre tomar decisões?
E se outra pessoa gostar de mim e eu não sentir o mesmo?
Você não tem a obrigação de sentir o mesmo por outra pessoa. É melhor ser sincero do que tentar se forçar a sentir igual. Um relacionamento sem sinceridade está morto antes de começar. Se você sente que esse é um relacionamento que você não quer ter, deixe isso claro para a outra pessoa. Essa é uma decisão sua e ninguém tem o direito de lhe constranger a ter um relacionamento com quem você não quer.