Cristão pode tomar bebidas alcoólicas, desde que com moderação. A Bíblia condena a embriaguez e avisa a ter muito cuidado para não exagerar quando você bebe álcool.
O vinho com álcool era uma bebida muito comum nos tempos da Bíblia. Chegava às vezes a ser mais saudável do que a água, que não tinha tratamento. As uvas eram uma fonte essencial de açúcar para a dieta da região. As pessoas estavam acostumadas a beber e sabiam os seus limites. Mesmo assim, cometiam-se excessos, que a Bíblia condena.
Como cristãos temos a liberdade para comer e beber de tudo, mas devemos fazer com moderação, sem cair no vício (1 Coríntios 6:12). Cada um deve decidir se vai tomar bebidas alcoólicas ou não. Se você decidir que quer beber, vai precisar de muito cuidado e domínio próprio para não cair em excessos, especialmente se as pessoas à sua volta estão exagerando. Pode ser um jeito de mostrar aos amigos descrentes que dá para ser moderado.
Se você decide não beber, então use isso como forma de mostrar que não precisamos de álcool para sermos felizes. Independentemente da sua escolha, faça para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).
Também é bom lembrar que algumas pessoas acham que não é aceitável tomar bebidas alcoólicas. Se causar escândalo ou causar problemas à fé de seu irmão, então é melhor não beber ou só beber em privado (Romanos 14:20-22).
Beber é pecado?
A Bíblia não diz que o consumo de bebidas alcoólicas é pecado. Ela avisa sobre os perigos de beber em excesso e afirma que o vício e a embriaguez são pecados. Por isso, beber de forma moderada não é considerado pecado.
Jesus bebia álcool e às vezes era acusado de ser beberrão (Mateus 11:19). Mas ele era um exemplo de moderação, mantendo o equilíbrio e o bom senso. Ele mostrou que é possível beber sem se embriagar, nem ficar viciado, nem cometer outro tipo de pecado.
Por outro lado, a Bíblia condena fortemente o excesso e a falta de domínio próprio a beber. A embriaguez e o vício muitas vezes vêm de mãos dadas e trazem grandes problemas como:
- Comportamentos vergonhosos – Isaías 28:7-8
- Se colocar em situações perigosas – Provérbios 23:29-30
- Danos para a saúde – Provérbios 23:31-33
- Acabar na ruína e na pobreza – Provérbios 21:17
Em doses pequenas e cuidadosas, bebidas alcoólicas são inofensivas e podem até ser boas para a saúde (1 Timóteo 5:23). Mas, se não tomarmos cuidado, o álcool pode facilmente se tornar um vício perigoso que destrói nossas vidas. Cada crente deve se avaliar e decidir se beber é pecado para ele ou não. Mas também deve tomar cuidado antes de condenar a posição de outras pessoas.
Quais os perigos que a bebida em excesso pode trazer
A bebida pode causar muitos males, se não for consumida com cautela. O livro de Provérbios fala muito sobre o que excesso da bebida pode trazer (Provérbios 23:29-35). E também nos aconselha a não nos associarmos com pessoas que bebem demasiado a ponto de embriagar-se. Ela pode causar:
- Perda da consciência dos atos (Génesis 19:32), pois os sentidos e a percepção são afetadas.
- Cometer pecados.
- Pequenos e graves acidentes, tanto para a pessoa que bebe como para a vítima de quem bebe.
- Separa grandes amigos, perda do emprego, suicídio, doença, divórcio, violência e muitas outras coisas.
No Antigo Testamento a bebida forte não era indicada para os que governavam, porque ela podia fazer com eles esquecessem das leis (Provérbios 31:4-5). Era usada para pessoas que estavam a morrer e para os que estavam em sofrimento por algum motivo, para se esquecerem (Provérbios 31:6).
Além disso, existem pessoas que não devem beber bebidas alcoólicas de jeito nenhum. Estas incluem:
- Pessoas com problemas com o álcool: quem está lutando contra o alcoolismo ou não se consegue controlar, então não deve beber nem um pouco.
- Condutores ou operadores de máquinas: quem vai dirigir ou usar máquinas pesadas, não deve beber; até pequenas quantidades de álcool afetam os sentidos.
- Crianças e adolescentes: o corpo das crianças e dos adolescentes estão em fase de desenvolvimento e não consegue processar o álcool. Além disso, é proibida a venda e o consumo de menores de 18 anos.
- Grávidas, quem está tentando engravidar e quem está amamentando: o álcool ingerido pela mãe pode afetar o desenvolvimento do bebê.
- Doentes e medicados: beber álcool pode ser muito perigoso para quem está tomando certos medicamentos ou se tem alguma doença.
Não tem a certeza se pode beber? Veja aqui: