O que é uma palavra “Rhema” vinda da parte de Deus?
17 de fevereiro de 2021
Como Sara era irmã de Abraão se ela não aparece na genealogia de Tera?
20 de fevereiro de 2021

Noé era um homem justo e íntegro que andava com Deus. Foi ele a quem Deus usou para salvar a humanidade do dilúvio. A sua história é contada no livro bíblico de Gênesis. O nome Noé (Noah, no original hebraico) significa “descanso”ou “repouso”. Ele construiu a Arca onde ficou com sua família e com muitos animais durante o Dilúvio.

No tempo de Noé a sociedade vivia em extrema corrupção e perversão. As pessoas abandonaram ao Criador e viviam conforme as suas próprias vontades. Só pensavam em fazer o mal o tempo todo. Deus ficou decepcionado com tudo que viu e decidiu destruir a humanidade (Gênesis 6:5-7). Mas Noé era um homem justo, que obedecia a Deus (Gênesis 6:9) em sua geração. Por isso, Deus decidiu salvá-lo e à e sua família.

Veja aqui: por que Deus fez o dilúvio?

Quando Noé tinha cerca de 500 anos de idade, Deus o mandou construir uma arca muito grande, porque iria trazer um dilúvio para destruir a terra. Naquele tempo as pessoas viviam muitos anos. Noé, sua família e casais de todas as espécies de animais terrestres deveriam entrar na arca (Gênesis 6:17-19). Apenas quem estivesse na arca seria salvo.

A obediência e confiança de Noé

Noé fez tudo conforme Deus mandou e foi um pregador (2 Pedro 2:5). Mas apenas sua família acreditou nele. Nunca tinha chovido e ninguém confiou na palavra de Noé nos anos em que ele construía a arca. As pessoas não se arrependeram de seus pecados e por isso não entraram na arca.

Noé e sua família foram salvos na arca - Hebreus 11:7

Quando Noé tinha 600 anos, o dilúvio chegou. Noé, sua esposa, seus três filhos e suas esposas entraram na arca, junto com todos os animais e Deus fechou a porta. Choveu durante 40 dias e todos que não estavam na arca morreram afogados (Gênesis 7:16-17). Depois que a chuva parou, Noé continuou dentro da arca durante cerca de um ano, enquanto a água ainda cobria a terra.

O Dilúvio trouxe destruição e punição sobre toda a terra. A arca serviu como símbolo de salvação para Noé, sua família e para os animais que entraram com eles. Essas vidas foram poupadas pela graça de Deus.

Leia aqui: quantos animais entraram na arca de Noé?

Um novo começo, o mesmo tropeço

Quando Noé saiu da arca ele construiu um altar e ofereceu sacrifícios a Deus. Deus fez uma aliança com Noé, prometendo nunca mais destruir a terra com um dilúvio. Ele criou o arco-íris como sinal dessa promessa (Gênesis 9:13-15). Depois do dilúvio, a família de Noé repovoou a terra.

title=

Contudo, apesar de Deus ter poupado a família de Noé e seus futuros descendentes, a natureza pecaminosa permaneceu ligada ao coração e às práticas dos homens. Logo após saírem da arca, um dos filhos de Noé desonrou o seu pai e foi amaldiçoado por isso.

O pecado continua a atuar

Noé era agricultor e, depois do dilúvio, ele plantou uma vinha e inventou o vinho. Noé também foi o primeiro homem que se embriagou com vinho. Bêbado, ele ficou nu dentro de sua tenda (Gênesis 9:20-21). Seu filho mais novo viu e foi contar para seus irmãos. Mas os dois irmãos mais velhos trataram seu pai com respeito e o cobriram. Quando Noé ficou sóbrio, ele abençoou seus dois filhos mais velhos mas amaldiçoou o mais novo (Gênesis 9:25-27).

Veja também: qual o nome dos filhos de Noé?

Os filhos de Noé tiveram muitos descendentes, que se espalharam pela terra. Como sabemos a maldade continuou a crescer entre as pessoas no mundo todo, mas Deus mantém a Sua promessa de não destruir a terra com dilúvio novamente. Noé viveu muito tempo depois do dilúvio e morreu com 950 anos. Ele ficou conhecido por ser um homem de fé, abençoado por Deus (Hebreus 11:7).

Leia também: Quem foi Ninrode?

Um alerta para os nossos dias

A natureza pecaminosa continua impregnada na humanidade (Romanos 3:23) e assim, continuamos desagradando a Deus e às Suas Leis. No entanto, Ele nos deu a possibilidade de sermos justificados pela fé, tal como Noé foi salvo por confiar e temer a Deus. Em Jesus Cristo, poderemos alcançar o perdão dos nossos pecados e a purificação do nosso interior. Só podemos ser libertos da corrupção, da maldade e perversão através de Jesus Cristo e da Sua obra redentora.

Jesus Salvador - João 3:17 - Quem foi Noé?

Jesus compara os dias anteriores aos do Dilúvio aos dias que antecedem à sua 2ª vinda (Lucas 17:26-27) e também:

Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.

Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;

e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.

Mateus 24:37-39

Atualmente, muitas pessoas continuam a viver longe da vontade de Deus, sem se arrependerem dos seus pecados, rejeitando o que Ele nos deixou na Sua Palavra. Mas a Bíblia adverte-nos que os pecados serão punidos e os pecadores sem Deus serão condenadas pelas suas más obras. Somente aqueles que aceitam pela fé, a graça concedida por Jesus Cristo, serão salvos da ira futura, no final dos tempos.

Como Noé, precisamos pregar a justiça, confiar em Deus e andar com Ele todos os dias da nossa vida. A salvação, pela fé em Jesus, é a certeza e a confiança que podemos ter sempre. Já não precisaremos de uma grande arca, Jesus é o único meio pelo qual podemos nos livrar da punição eterna. Ele é o Salvador verdadeiro e fiel que recompensará a nossa fé e amor.

Veja: Como ter uma vida com Deus?

Fonte