Amém é uma palavra de confirmação que significa “assim seja”. Sua origem é hebraica. A palavra “amém” aparece várias vezes na Bíblia e é usado muito nas igrejas para expressar concordância com o que está sendo dito. Em português, amém também pode ser escrito como ámen.
Na Bíblia, “amém” , ou “ámen”, tem dois significados principais:
- Concordância – a pessoa que diz “amém” mostra que apoia e concorda plenamente com o que foi dito, dizendo “assim seja!”
- Confirmação – amém também serve para confirmar algo como sendo verdadeiro e digno de confiança. Nesse sentido, tem mais o significado “verdadeiramente” ou “com certeza”
Descubra também o que significa aleluia.
Jesus, o Amém
A Bíblia chama Jesus de “o Amém”, porque ele é a confirmação da promessa de salvação (Apocalipse 3:14). Deus prometeu trazer salvação para quem se arrependesse e a vinda de Jesus foi a confirmação dessa promessa. Jesus é a testemunha que a palavra de Deus é digna de confiança. A Bíblia é a palavra de Deus e tudo que ela diz é a verdade (2 Timóteo 3:16-17). Nossa confirmação disso vem de Jesus.
Jesus também usou a palavra “amém” muitas vezes para dar ênfase ao que dizia, afirmando que realmente era a verdade. Na expressão traduzida como “em verdade, em verdade vos digo …”, que Jesus usou várias vezes, o original de “em verdade” é “amém”. A expressão também pode ser traduzida como “amém, amém, vos digo …”. Dizer uma coisa duas vezes era outra forma de confirmar algo. Por isso, dizer amém duas vezes era uma afirmação muito séria de convicção (Salmos 89:52). Ao dizer “amém, amém”, Jesus estava afirmando que suas palavras são a verdade e são muito importantes para nós.
Quer saber mais sobre a Bíblia? Veja aqui: a Bíblia é mesmo a palavra de Deus?