O versículo de 2 Timóteo 4:7 é um dos versos mais conhecidos do Novo testamento:
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
A autoria desse versículo é atribuído ao apóstolo Paulo. Ele escreveu essas palavras – a segunda carta a Timóteo – no cárcere, perto da sua sentença de morte.
Para entender este versículo, podemos dividi-lo três partes:
- Inicio – Combati o bom combate
- Meio – Terminei a corrida
- Final – Guardei a fé
Quando Paulo declarou que guardou a fé, significa que ele se manteve fiel a Cristo desde o início até o fim da sua jornada. Esse foi o motivo de ter “combatido o bom combate” e ter conseguido “terminar a carreira”, sem desistir da sua fé em Deus.
Paulo não desistiu no meio do caminho, continuou firme, perseverou e guardou o Evangelho no seu coração. De nada adianta combater o bom combate e terminar a corrida sem ter guardado a fé.
Veja também: O que significa “combati o bom combate” em 2 Timóteo 4?
Quando Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo aos discípulos, Ele falou da importância de permanecerem firmes e guardarem a fé:
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21).
Guardar a fé é amar a Deus. Aquele guarda a Sua Palavra é amado por Ele. Essa era a convicção do apóstolo Paulo. Ele se sentia amado por Deus, por isso, terminou a carreira como mais do que vencedor em Cristo Jesus!
Saiba: Quem foi o apóstolo Paulo?