Você pergunta: Estou estudando a história de Noé e fiquei com muita dúvida quando Noé amaldiçoou Cam pelo fato dele tê-lo visto nu e falar aos irmãos. Eu achei um tanto quanto exagerada a atitude de Noé. Será que Cam fez alguma outra coisa mais grave que não está registrada no texto? Como podemos entender essa maldição por um motivo tão pequeno?
Caro leitor, sua pergunta é interessante e vai nos ajudar a analisar esse texto bem interessante e difícil, onde o escritor bíblico busca explicar a origem do povo cananeu, que veio desse filho de Noé (Cam) que foi reprovado pelos seus atos e também seus descendentes que não andaram nos caminhos de Deus.
(1) O texto bíblico mencionado na pergunta é: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos” (Gênesis 9:22). Em uma leitura superficial somos levados a crer que Cam, diferente dos irmãos, que buscaram não ver o pai Nu, viu o pai nu e ainda contou isso aos irmãos. No entanto, essa interpretação não é a única para esse trecho da Bíblia. Isso porque “ver a nudez” pode ter outros significados mais profundos dentro do contexto bíblico. Vejamos:
a) Cam teve desejos homossexuais pelo pai? Será que Cam se aproveitou da embriaguez do pai para olhar para ele com segundas intenções e depois contou isso aos irmãos? Isso é uma possibilidade, o que explicaria a dureza das palavras de Noé quando acordou da embriaguez (Gênesis 9:24-25). É necessário pontuar, porém, que o texto (nessa interpretação) não daria a ideia de que ele teve relações sexuais com o pai. A palavra “vendo” no hebraico é “ra’ah”, tem o sentido de “examinar, inspecionar”. Assim, Cam pode ter tido um olhar malicioso para o pai e ainda ter divulgado isso aos irmãos, o que deu ainda maior gravidade ao fato, pois seria uma terrível desonra ao pai (dentro daquele contexto histórico).
b) Cam teve relações sexuais com o pai? Uma outra linha de pensamento avalia que “ver a nudez” também é usado no Antigo Testamento como uma figura de linguagem (eufemismo) para “ter relações sexuais”. Vejamos um exemplo: “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez” (Levítico 18:7). Nesse contexto de Levítico Deus deu leis sobre relações sexuais proibidas. Observe que a relação sexual é citada como “descobrir a nudez”. Se essa foi a atitude de Cam para com Noé, de tentar ter relações com o pai ou mesmo de ter consumado de fato alguma relação sexual, isso explicaria a severidade das palavras de Noé, pois era um ato extremamente ultrajante para com o pai.
c) Cam teve relações sexuais com a mãe? Descobrir a nudez no Antigo testamento também pode se referir a ter relações com a esposa de alguém. Por exemplo, se um homem teve relações sexuais com uma mulher casada, ele descobriu a nudez do marido dela (cometeu um adultério): “O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles” (Levítico 20:11). Observe como no texto temos a expressão de descobrir a nudez do pai se ele se deitasse com a mãe. Se esse foi o erro de Caim, foi também extremamente grave, o que também explicaria a severidade das palavras de Noé.
(2) Feitos esses esclarecimentos, qual seria a melhor interpretação? Essa é uma pergunta difícil de responder, já que todas as três interpretações são possíveis dentro do significado de “vendo a nudez do pai” e do contexto apresentado. Sendo assim, só nos cabe entender que seja qual for o erro que Cam cometeu foi bastante grave e demonstrou um coração totalmente distante do Senhor, o que refletiu no povo que veio dele, ou seja, os cananeus. O fato é que é bastante improvável que Cam tenha sido punido apenas por “ver” (enxergar) Noé nu. Parece-me que o texto nos dá elementos para pensar em algo realmente muito mais grave, que vai além do simples ver.