Primogênito significa o primeiro filho nascido de uma pessoa. Na Bíblia, o primogênito era o herdeiro principal e o futuro líder da família. Jesus é chamado de primogênito porque foi o primeiro filho de José e Maria e domina sobre toda a criação.
Literalmente, primogênito significa “primeiro gerado”. O primogênito é o filho mais velho de um casal. Na Bíblia, a primeira cria de um animal também pode ser chamada de primogênita.
Nos tempos da Bíblia, o primogênito tinha um papel importante na família. Ele era o primeiro descendente dos pais e sinal que que eles podiam se reproduzir. Ter filhos era muito importante e visto como uma grande bênção e garantia para o futuro.
Como filho mais velho, o primogênito tinha grande responsabilidade. Ele deveria ser exemplo para seus irmãos e, quando o pai morria, ele se tornava o principal provedor de sustento da família. Com essa responsabilidade vinha o dever de liderar a família. Assim, ele deveria cuidar da mãe e dos outros membros dependentes da família.
O trabalho do filho mais velho não era fácil. Ele herdava muitos deveres e responsabilidades. Por isso, ele também tinha alguns privilégios. O primogênito recebia uma porção dupla da herança dos pais e tinha o respeito do resto da família enquanto líder (Deuteronômio 21:15-17).
Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre a família.
A importância do primogênito na Bíblia
Como herdeiro principal e líder da família, o primogênito representava toda a família e seu futuro. Foi por isso que Deus matou os primogênitos dos egípcios na última praga. Toda a liderança do Egito foi atacada com esse ato. Mas os primogênitos dos israelitas foram consagrados a Deus (Êxodo 13:2). Consagrar o primogênito era consagrar toda a próxima geração da família.
No entanto, o filho mais velho nem sempre se tornava o líder da família. Em alguns casos, o direito do primogênito passava para outro filho:
- Esaú vendeu seu direito de primogênito a Jacó – Gênesis 25:33-34
- Efraim recebeu a bênção de primogênito, embora Manassés fosse o mais velho – Gênesis 48:19-20
- Davi se tornou rei de Israel, apesar de ser o filho mais novo de Jessé – Salmos 89:27-29
Assim, na Bíblia primogênito é às vezes usado como título, simbolizando liderança ou alguém colocado em primeiro lugar de destaque.
Descubra aqui: o que a Bíblia ensina sobre liderança.
Jesus, o primogênito
Jesus é chamado de primogênito em vários contextos diferentes:
- Primogênito de Maria – Lucas 2:6-7
- Primogênito dentre os mortos – Apocalipse 1:5
- Primogênito sobre toda a criação – Colossenses 1:15
Dentro de sua família, Jesus era o primogênito, no sentido mais literal. Ele foi o primeiro filho a quem Maria deu à luz. Embora ele fosse na verdade filho de Deus, para efeitos oficiais na terra, Jesus pertencia à família de José e Maria e foi seu primogênito, o herdeiro principal.
Leia aqui: Maria teve outros filhos além de Jesus.
Jesus também é chamado o primogênito entre os mortos, porque ele foi o primeiro a ressuscitar em glória para a vida eterna. Assim como Jesus ressuscitou e não vai voltar a morrer, um dia todos os salvos também ressuscitarão e viverão para sempre! Jesus é o primeiro e mais destacado entre os ressuscitados. É através da morte e ressurreição dele que temos a salvação e a promessa da vida eterna.
Jesus também é chamado o primogênito de toda a criação porque ele reina supremo sobre todas as coisas. Isso não significa que ele foi a primeira coisa criada. Nesse contexto, significa que Jesus é o herdeiro, com direito sobre toda a criação (Colossenses 1:17-18).
Veja também: Jesus é Deus?
Na verdade, Colossenses 1:15-16 nos mostra que Jesus não é um ser criado mas sim parte de Deus. Deus criou o mundo e esse versículo diz que Jesus criou o mundo. Jesus é a parte de Deus que se revelou ao mundo como homem, sendo o primogênito porque mostrou o caminho a todos e conquistou o lugar de supremacia, até sobre a morte!