Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra (Salmos 137:9)
9 de junho de 2023
Os apóstolos acreditavam no espiritismo?
12 de junho de 2023

Os samaritanos eram um grupo religioso que tinha conflito com os judeus no tempo de Jesus. Eles viviam na região de Samaria e misturavam o judaísmo com outras crenças. Jesus escandalizou muitos judeus porque não rejeitava os samaritanos.

Os samaritanos surgiram quando o povo de Israel se misturou com pessoas de outros povos e crenças.

Depois do reinado de Salomão, o povo de Israel se dividiu em duas nações: Israel e Judá (1 Reis 12:20). Em Judá o povo continuou a adorar a Deus em Jerusalém, mas em Israel o povo se virou para a idolatria e misturou a adoração a Deus com outras religiões. A capital do reino de Israel era Samaria.

Depois de muito tempo de idolatria, o reino de Israel foi conquistado pelo rei da Assíria. Muitos israelitas foram deportados para outras partes do império assírio e pessoas de outras nações conquistadas foram colocadas em Samaria (2 Reis 17:23-24). Os novos habitantes de Samaria aprenderam sobre Deus, mas misturaram o judaísmo com a adoração de outros deuses. Os judeus que restaram em Samaria se misturaram com os novos habitantes e surgiram assim os samaritanos.

Os samaritanos seguiam uma forma modificada da Lei de Moisés. Eles acreditavam que o local correto de adoração a Deus era no monte Gerizim, em Samaria, não no templo de Jerusalém. Os judeus desprezavam os samaritanos, porque distorciam as Escrituras.

Veja também: quem era a mulher samaritana.

Jesus e os samaritanos

No tempo de Jesus, os judeus evitavam todo contato com os samaritanos, que consideravam impuros (João 4:9). Mas Jesus conversava com samaritanos e lhes proclamava o evangelho sem preconceito. Muitos samaritanos creram em Jesus (João 4:39-41).

Jesus explicou aos samaritanos que o importante não era o local de adoração a Deus. O mais importante era adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:21-24). Ele mostrou que o evangelho é para todos: judeus, samaritanos e pessoas de todos os povos e culturas.

Na parábola do bom samaritano, Jesus mostrou que devemos amar a todos, sem olhar as aparências. Na história, os “bons judeus” não ajudaram seu próximo que estava ferido, mas o samaritano, que deveria ser seu inimigo, cuidou dele (Lucas 10:31-34).

Fonte