Zorobabel foi o governador de Judá que reconstruiu o templo de Jerusalém, quando os israelitas voltaram do exílio. A construção enfrentou várias dificuldades, mas Zorobabel não desistiu. Deus enviou alguns profetas para encorajar Zorobabel.
O início da construção
Quando Nabucodonosor, o rei da Babilônia, conquistou Jerusalém, ele destruiu o templo e levou o povo para o exílio. 70 anos mais tarde, o rei Ciro decretou que os israelitas poderiam voltar a sua terra e reconstruir o templo (Esdras 1:2-4). Os israelitas levaram consigo vários materiais para a construção e Ciro devolveu vários utensílios do templo que Nabucodonosor tinha levado como despojo.
Zorobabel foi um dos exilados que voltou. Ele era descendente direto do rei Davi e se tornou governador de Judá. Junto com o sacerdote Jesua e outros líderes do povo, Zorobabel organizou a reconstrução do templo. Eles reconstruíram o altar e voltaram a oferecer sacrifícios a Deus e a celebrar as festas que Deus tinha ordenado na Lei de Moisés (Esdras 3:2-3).
Com o dinheiro angariado, Zorobabel pagou os trabalhadores e os materiais para a construção. Os sacerdotes e levitas organizaram o trabalho (Esdras 3:8). Quando os alicerces do templo foram lançados, houve uma grande festa de louvor e gratidão a Deus em Jerusalém.
Veja também: quem foi Neemias?
A oposição ao trabalho
Nem todos ficaram felizes com a reconstrução do templo. Os estrangeiros que moravam em Israel tentaram impedir o trabalho, causando várias dificuldades (Esdras 4:4-5). Eles escreveram cartas aos próximos reis da Pérsia, acusando os israelitas de rebelião.
Quando o rei Artaxerxes leu as acusações, ele fez uma pesquisa e descobriu que Jerusalém tinha um historial de rebelião e mandou parar a construção. Os israelitas também perderam interesse na construção do templo, porque queriam construir suas próprias casas e tratar de seus negócios. Durante alguns anos, Zorobabel foi impedido de completar a obra no templo (Esdras 4:23-24).
O fim da construção
Deus enviou os profetas Zacarias e Ageu, no tempo do rei Dario, para encorajar Zorobabel. Ageu repreendeu os israelitas por terem esquecido da obra do templo e os animou a voltar ao trabalho (Ageu 1:2-4). Zacarias encorajou Zorobabel, profetizando que ele veria o templo reconstruído (Zacarias 4:9-10).
Por causa dos profetas, Zorobabel decidiu continuar o trabalho no templo (Ageu 1:14-15). Os governantes da região ficaram preocupados e enviaram uma carta ao rei Dario. O rei investigou e encontrou o decreto do rei Ciro, que ordenava a reconstrução do templo. Por isso, ele permitiu que os israelitas continuassem e até ajudou a pagar as despesas!
Com todo esse encorajamento, Zorobabel conseguiu completar a construção do templo. A dedicação do templo foi mais uma grande festa e todos os israelitas ficaram felizes (Esdras 6:15-16). Zorobabel foi um exemplo de perseverança, coragem e dedicação a Deus. Ele obedeceu a Deus e Deus o honrou.
Veja também: 47 personagens bíblicos (com história e características).