Maria Madalena, como era chamada, foi uma discípula e seguidora de Jesus. Ela foi curada pelo próprio Senhor Jesus. Na Bíblia, ela é mencionada como “Maria, chamada Madalena”, possivelmente por causa das suas origens. A região onde nasceu chamava-se Magdala e ficava cerca de 10km da cidade de Cafarnaum.
A origem de Maria Madalena
Na época de Jesus, havia uma cidade chamada Magdala, perto do lago de Genesaré e também da cidade de Cafarnaum. A palavra Madalena é um apelido e quer dizer “aquela que veio de Magdala”. Era uma cidade importante para a época, com muitas indústrias, por exemplo indústria de barco, peixe e, também vendia-se um tipo de lã muito bom.
Maria era um nome muito comum na época, portanto, o uso do apelido tornou-se indispensável para diferenciar as mulheres. Essa diferenciação podia ser o local de origem da pessoa. Assim há um explicação coerente para o nome Maria Madalena.
Maria Madalena foi curada por Jesus
Ao lermos Lucas 8:2, percebemos que Jesus expulsou sete demônios desta mulher. Alguns estudiosos dizem que a expressão “sete demônios” tanto pode ser considerada possessão demoníaca como uma grave doença no corpo. O fato é que, Jesus curou esta mulher!
Evidências na Bíblia sobre Maria Madalena:
- Sete demônios saíram dela (Lucas 8:2);
- Ela era uma das mulheres que ajudaram Jesus e seus discípulos enquanto estes pregavam o evangelho (Lucas 8:1-3);
- Ela e muitas outras mulheres seguiram Jesus desde a Galiléia quando ele foi para Jerusalém no final do seu ministério (Mateus 27:55-56);
- Quando Jesus foi levado para ser crucificado, ela e outras seguiram de longe (Marcos 15:40-41);
- Quando Jesus foi sepultado, ela foi uma das mulheres que observou o lugar onde o corpo foi posto (Marcos 15:45-47);
- Ela e outras mulheres foram ao túmulo no primeiro dia da semana para embalsamar o corpo de Jesus (Marcos 16:1-2; Mateus 28:1);
- Quando ela encontrou o sepulcro aberto, correu para avisar Pedro e João (João 20:1-2);
- Ela foi uma das primeiras a receber a notícia da ressurreição quando um anjo falou às mulheres perto do túmulo aberto (Mateus 28:5-6). Anunciou a boa notícia aos discípulos (Lucas 24:9-10);
- Ela foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois da ressurreição (Mateus 28:8-10; João 20:13-18).
O que a Bíblia não diz sobre Maria Madalena:
- Não diz que Maria Madalena era a pecadora citada em Lucas 7:36-50;
- Não diz que era a mesma Maria, irmã de Marta e Lázaro;
- Não sugere nenhum tipo de relacionamento especial entre Jesus e Maria. Sempre fala de Maria junto com outras mulheres;
- Depois da ascensão de Jesus, a Bíblia nunca mais menciona o nome de Maria Madalena.
A primeira a ver Jesus ressurreto
Ela foi a primeira pessoa a testemunhar Jesus ressurreto. Foi a primeira não só a ver, mas a falar com Jesus, após Sua ressurreição. (João 20:1-18).
Mas ela também foi a primeira a anunciar que Jesus estava vivo, havia ressuscitado. Foi um “Kerigma”, isto é, uma palavra grega que significa “proclamação”. Maria Madalena foi, portanto, o “Kerix”, o mensageiro, o que traz a boa notícia.