O que a Bíblia diz sobre jejum?
2 de maio de 2020
O que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos?
8 de maio de 2020

Para fazer jejum de Daniel é preciso fazer um jejum parcial, evitando comer coisas que lhe são saborosas. O objetivo é ter mais comunhão com Deus, sacrificando o prazer de comer durante algum tempo. O jejum de Daniel pode ser mais prolongado que um jejum total de alimentos.

O Jejum de Daniel é bom para quem não pode se abster totalmente de comer por algum motivo. Também é recomendado para quem quer fazer um jejum mais longo, sem comprometer a saúde. A pessoa se alimenta mas controla seu apetite, colocando Deus acima do prazer de comer.

O que evitar no Jejum de Daniel?

Não há regras exatas na Bíblia para um jejum parcial. Cada pessoa deve decidir o que não vai comer, beber ou fazer durante o jejum. Algumas comidas que podem ser evitadas são:

  • Carne
  • Refrigerantes
  • Doces
  • Outras coisas que você gosta

Além de alimentos, você pode também fazer jejum de algumas atividades, como:

  • Tratamentos de beleza
  • Entretenimento (televisão, cinema, jogos…)
  • Relações sexuais (somente com o consentimento do cônjuge – 1 Coríntios 7:3-5)

Atenção! Faça o jejum de acordo com suas possibilidades. Veja o que você consegue fazer, de acordo com sua saúde e situação familiar. Não precisa se abster de todas essas coisas mas faça o compromisso de se abster de alguma coisa. Use o tempo livre no jejum para orar, ler a Bíblia e buscar a orientação de Deus. Esse é o objetivo do jejum.

Para saber mais sobre como jejuar de maneira certa, que agrada a Deus, veja aqui: o que a Bíblia diz sobre jejum?

O que é o Jejum de Daniel na Bíblia?

O Jejum de Daniel é baseado no jejum que o profeta Daniel realizou na Babilônia.

O primeiro jejum que Daniel e seus amigos fizeram foi não comer a comida do rei da Babilônia. Eles só se alimentaram de vegetais e água durante todo o tempo que foram treinados para servir ao rei (Daniel 1:8; Daniel 1:16).

Outro jejum que Daniel fez durou três semanas. Nesse jejum, ele não comeu carne nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo (Daniel 10:2-3).

Veja também que outros tipos de jejum existem na Bíblia.

Quanto tempo dura o jejum de Daniel?

Muitas pessoas seguem o exemplo de Daniel e fazem um jejum de três semanas. Mas o jejum pode durar o tempo que você determinar, de acordo com a vontade de Deus. Se você achar melhor fazer durante menos tempo, não é errado. Se quiser prolongar, também não tem problema.

Ore e estabeleça um tempo para o jejum. Se durante o jejum você sentir de Deus que deve parar ou prolongar o tempo, obedeça a Deus. O mais importante no jejum é seguir a vontade de Deus e não apenas cumprir metas.

Deus vai lhe abençoar durante o jejum. Não podemos saber exatamente o que vai acontecer nesse tempo, mas Deus vai agir de acordo com a necessidade.

Fonte