Para alcançar uma vida com Deus é preciso arrepender-se do seu estado natural de pecador e crer no Evangelho de Jesus Cristo.
Essas são as atitudes fundamentais que qualquer pessoa poderá dar em resposta à graça oferecida por Deus para reconciliar o homem consigo mesmo (2 Coríntios 5:18-19). Assim, ao aceitar a dádiva gratuita de Deus em Jesus Cristo, passará da condição de morte espiritual para a de vida abundante com Ele.
Os diferentes sentidos de “vida”
Podemos entender “vida”, como:
- a fase desde o nascimento até a morte de alguém (Salmos 90:10)
- a maneira de viver, incluindo costumes, hábitos, etc (Lucas 12:15)
- a existência completa, plena (Lucas 12:23)
- a condição de “não morte”, isto é, a qualidade daquele que não sofre os danos da morte, ou que é imortal (João 11:25)
De acordo com a Bíblia, entendemos que Deus tem vida em si mesmo (João 5:26). Ele é o criador de toda a vida (Jó 33:4). Deus criou a humanidade para ter comunhão com Ele. No entanto, o homem desprezou aos Seus mandamentos decidindo viver por si mesmo, governando a sua vida e transgredindo as leis de Deus.
Ao se afastar do Senhor, o homem ficou sujeito à morte (João 5:40). Nesta condição está entregue à sua própria vontade, dominado pelo pecado, predisposto a fazer o mal, separado da vida que Deus tinha planejado para ele.
A vida plena que o homem tinha com Deus foi perdida no Éden, na queda pela desobediência de Adão. E foi restabelecida completamente por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, todos que se aproximam de Deus precisam crer Nele, para que pela fé possam chegar à vida em Jesus Cristo (Efésios 2:5). Essa nova vida se caracteriza por um relacionamento pessoal com Deus, pela fé em Jesus.
Leia também: Como ter vida em abundância?
5 passos para se ter vida com Deus:
1. Nascer de novo
O nascer de novo significa nascer do alto, ser gerado ou nascido de Deus. É a mudança que o Espírito Santo opera no coração de alguém que, levado à fé para salvação, abandona o pecado e passa a viver uma nova vida voltada para Deus e para os outros. Enquanto não recebemos a Cristo e a nova vida continuamos sendo velhas criaturas. Mas, “Aquele que tem o Filho tem a Vida…” (1 Jo. 5:12). Para isso é preciso crer Nele e se arrepender perante Deus. Jesus disse que para entrar no Reino de Deus era preciso nascer da água e do Espírito (João 3:5). Assim, as marcas iniciais dessa nova vida são o batismo com água e o batismo com o Espírito Santo.
Para uma maior explicação sobre nascer de novo
2. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo
A disposição para amar a Deus e amar aos outros é outra prova evidente de que recebemos a nova vida de Deus. Quando consideramos o grande amor que Ele tem por nós (1 João 3:1) devemos desejar ter o mesmo sentimento em nós. É algo sobrenatural! Deus nos amou tanto e, ao sermos envolvidos por este tão grande Amor, só podemos responder amando de volta, a Ele e aos outros como Ele nos amou (1 João 4:7-8).
Veja também como amar a Deus sobre todas as coisas
3. Conhecer a Deus
Conhecer o Senhor deve ser um dos alvos principais na vida do cristão. Se amamos a Deus desejamos conhecê-Lo e prosseguir neste conhecimento (Oseias 6:3). A busca por reconhecer quem nos salvou nos levará a desvendar os Seus atributos, descobrir a Sua vontade, o que Ele fez, o que faz e o que fará na história até a eternidade (João 17:3). Todos os dias somos convidados a aprofundar o nosso conhecimento de Deus através da Sua Palavra, da Sua criação e por meio de um relacionamento pessoal com Ele.
4. Obedecer
Todos aqueles que receberam a vida de Deus podem mostrar o seu amor através da obediência. Obedecê-Lo significa acatar aos mandamentos e orientações dadas pelo Senhor na Sua Palavra. Não obediência por medo ou por interesse, mas obedecê-Lo como sinal do amor que sentimos por Ele e como prova de que queremos agradá-Lo em tudo (João 14:15). Ao cumprir os Seus mandamentos estamos manifestando que pertencemos a Deus e que nos submetemos a tudo o que Ele mandou na Sua Palavra (1 João 3:3-4).
5. Viver em comunhão com Deus e com os outros
Viver em comunhão com Deus é manter-se constantemente em harmonia com Ele, estando em comum acordo com a Sua vontade ( Amós 3:3). Quando conhecemos o Amor de Deus por nós, já não vemos outra boa possibilidade senão andar com Ele na Sua Luz (1 João 1:6-7).
Andar em comunhão com outros que vivem a mesma fé em Jesus faz parte dessa unidade. Precisamos partilhar a fé, o amor e a vida que recebemos mantendo-nos ligados no corpo de Cristo e unidos no amor de Deus. Para isso é importante estarmos conectados a Ele, conhecendo mais a Bíblia, praticando a oração e convivendo uns com os outros em amor, buscando a cada dia ser mais iguais a Cristo em nossas vidas com Deus.
Leia aqui como ter um relacionamento com Deus