Não há muitos dados na Bíblia sobre a hierarquia dos anjos, mas as informações que temos é que, há diferentes classes e tipos de anjos. Temos, por exemplo, alguns nomes como: querubins, serafins, arcanjo. Podemos, assumir que, provavelmente exista um hierarquia dentro destas categorias ou classes.
Qual a classificação dos anjos?
Ao ler o texto de Colossenses 1:16, podemos perceber algumas classificações (tronos, dominações, principados e potestades), mas também funções atribuídas e específicas.
Tronos
A origem grega desta palavra, “thronoi”, significa algo como uma classe de anjos conectadas à soberania do Senhor. Alguns dizem que é possível que os querubins fizessem parte desta classe. Nos textos de 1 Samuel 4:4; 2 Reis 19:5; Salmos 80:1; Salmos 99:1, parece trazer uma ideia que os querubins exerciam a função real de tronos!
Dominações
O termo grego “kuriother”, ou em outras versões “kuriotethoi”, nos revela um significado de soberania, dominação (Efésios 1:21). Então, seria estes os anjos com tarefa especial, dada pelo Senhor, de dominar aquilo que o próprio Deus criou. Executam ordens de Deus. Parece que estão entre os querubins e serafins.
Principados
O termo grego “archai”, traz um significado de anjos que têm poder de príncipes. Na Bíblia não temos fundamentos profundos a respeito, mas se olharmos em Isaías 14:13, Ezequiel 28:16, Apocalipse 12:9 e em Daniel 10:13, podemos assumir que, os querubins tinham esta função.
Potestades
Aqui está uma classe de anjos com uma autoridade especial. São muito poderosos, mas não são onipotentes (Salmos 103:20; 1 Crônicas 21:15-26) e estão sob o domínio do Senhor.
Podemos encontrar, na Bíblia, exemplos deste anjos em ação, em 1 Crônicas 21:15, quando o Senhor envia para destruir Jerusalém. Outro exemplo está em 2 Reis 19:35, quando o anjo aniquilou um exército de cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio.
Categorias ou classes
- Anjo do Senhor
- Arcanjo
- Anjos eleitos
- Querubins
- Serafins
1. Anjo do Senhor. Temos que levar em consideração, num primeiro momento, que a palavra “Anjo” significa: em hebraico: (malach) “mensageiro”; em grego (ággelos) “mensageiro”; em latim (angelus), “mensageiro”.
O Anjo do Senhor, portanto, é “O Mensageiro do Senhor“. A descrição em várias passagens na Bíblia demonstram a distinção sobre qualquer outro anjo:
- O nome de Deus está nele (Êxodo 23:20-23);
- Fazendo um paralelo de Êxodo 32:34 “meu anjo irá à sua frente” e Êxodo 33:14 “eu lhe acompanho”. Essas duas passagens se enquadram com Isaías 63:9;
- Jacó teve um encontro em Gênesis 32:30 e nessa passagem, o homem que lutou com Jacó é chamado de anjo em Oséias 12:4;
- O próprio anjo se identifica como Deus (Gênesis 32:28);
- Josué se prostrou diante desse anjo (Josué 5:14);
- O anjo apareceu a Moisés na sarça e se identificou como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Êxodo 3:1-6).
Passagens bíblicas da aparição desse anjo:
- Agar no deserto (Gênesis 16:7);
- Abraão no altar com seu filho (Gênesis 22:11-15);
- No sonho de Jacó (Gênesis 31:11-13);
- Moisés na sarça (Êxodo 3:2);
- Para todos os israelitas durante o êxodo (Êxodo 14:19);
- Para Balaão, para impedi-lo de prosseguir (Números 22:22-28);
- Apareceu para Gideão (Juízes 6:11);
- Para Elias (2 Reis 1:3-4);
- Livramento de Daniel na cova dos leões (Daniel 6:22).
2. Arcanjo. É considerado tipo um chefe angelical (“arc” significa “chefe”), príncipe, primeiro ministro.
A Bíblia só nos mostra um arcanjo: Miguel (Judas 1:9) e seu nome se traduz por ”quem é semelhante a Deus?”. Ele aparece como comandante dos exércitos celestiais contra Satanás e seus anjos (Apocalipse 12:7-12) e tem participação na vinda de Jesus (1 Tessalonicenses 4:16).
2.1. E Gabriel?
Seu nome significa “o poderoso”. Aparentemente, tudo indica que ele seja de uma classe de anjos muito elevada, mas não podemos considerá-lo um arcanjo como temos nas tradições católicas, judaicas e esotéricas. Dois relatos interessantes, no entanto, são registrados na Bíblia:
Gabriel está sempre na presença de Deus (Lucas 1:19);
Gabriel tem a responsabilidade de ser portador de mensagens de grande importância com relação ao Reino de Deus (Daniel 8:16-17).
3. Anjos eleitos. São aqueles que permaneceram fiéis a Deus durante a rebelião de Satanás (1 Timóteo 5:21; Mateus 25:41).
4. Querubins. Primeira aparição em Gênesis 3:24. Foram anjos colocados por Deus para guardarem o Éden. Querubim, do hebraico,”keruv” ou do plural, “keruvim”. Significa guardar, cobrir. O plural significa protetores, guardadores.
Estavam em forma de estátuas e foram esculpidos: Êxodo 25:17-22; Hebreus 9:5.
Em Salmos 99:1, o Senhor reina! Está sendo glorificado pelos querubins.
Saiba mais sobre os querubins
5. Serafins. A palavra hebraica derivada “Saraph” significa algo ardente, brilhante, nobre que está relacionada serafim. A passagem bíblica que está associada a este termo está em Isaías 6:1-3 e entendemos que a função desta classe é louvar, glorificar ao Senhor em seu trono.
Saiba mais sobre os serafins
Nome de anjos e quantos existem na Bíblia
Temos apenas dois nomes citados na Bíblia: Miguel e Gabriel. Podemos encontrar em Daniel 9:20-27 e em Lucas 1:26-38 a menção a Gabriel, enquanto que podemos encontrar em Judas 1:9 e em Apocalipse 12:1-18 a menção a Miguel.
Não podemos dizer com exatidão esse número, pois a Bíblia não revela, todavia, podemos dizer que são muitos, como relata em Apocalipse 5:11, na visão de João.