A Bíblia não trata a tatuagem como pecado. Ainda assim, devemos discernir o que nos motiva, considerando a liberdade que temos em Cristo:
“’Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo me é permitido’, mas eu não deixarei que nada me domine” (1 Coríntios 6:12).
Algumas pessoas associam a tatuagem ao pecado, devido à passagem de Levítico 19:28. Nessas traduções, a palavra “marca” foi substituída por “tatuagem”, dando margem a tal interpretação. Mas, mesmo com o uso da palavra “tatuagem”, essas traduções distinguem o termo – em nota de rodapé – a um rito pagão de luto.
Analisando o contexto do versículo de Levítico 19:28, percebemos que não se refere diretamente a técnica da tatuagem como conhecemos, mas a uma prática pagã de marcar a pele em homenagem aos mortos.
A Bíblia é clara quanto a homenagem aos mortos, abominando a prática (Deuteronômio 18:10-11). Aliás, o versículo de Levítico 19:28 se enquadra nesse contexto. A passagem é um conjunto de proibições ao povo de Israel para se distinguirem dos costumes pagãos.
Entender Levítico 19:28 como uma proibição a tatuagem é uma interpretação equivocada. Da mesma forma, interpretar que a sua não-proibição seja uma espécie de incentivo a prática. A Bíblia não proíbe, mas também não estimula a tatuagem.
Veja: O que a Bíblia diz sobre a Tatuagem?
Posso fazer uma “tatuagem cristã”?
Sabendo que a tatuagem não é pecado – mas a forma como ela é concebida – fica uma incógnita: posso fazer uma tatuagem em homenagem a Deus, uma tatuagem de Jesus Cristo, por exemplo? Existe tatuagem religiosa, uma “tatuagem cristã”?
Existem tatuagens de cunho religioso. Não há gravidade em fazer uma tattoo em forma de cruz ou tatuar um versículo, ainda assim, é necessário discernir o que nos move a tomar tal decisão. Veja alguns pontos:
- O motivo da tatuagem é se identificar como cristão ou grupo religioso? Cristo justamente criticou os religiosos por adotarem símbolos e vestimentas como uma forma de aparentarem santidade (Mateus 23:27). Devemos ser cristãos por inteiro, através dos nossos atos e não apenas na superfície da pele.
- O que difere uma tatuagem de Jesus de uma imagem de culto? Não existem registros bíblicos quanto a aparência de Jesus, de forma que não há como retratar a sua imagem numa tattoo. Esse é um dos motivos por que não há nenhuma descrição a figura de Jesus: sermos fiéis a Cristo pelo que Ele é.
- Está preparado a esse tipo de exposição? A tatuagem estará em nossa pele em todos os momentos. Nossas atitudes poderão ser confrontadas com essas tatuagens.
Nada nos impede de fazer uma tatuagem, mas devemos considerar se nossos atos honram a Deus (2 Coríntios 7:1). Não existe marca maior, senão a marca de Cristo em nossas vidas. Fomos marcados para sempre por Ele e devemos honrar a marca que recebemos.
Saiba sobre este assunto em: Tatuagem é pecado?