Você pergunta: eu tenho uma curiosidade sobre a narrativa bíblica do dilúvio: é possível saber de forma exata o tempo que todo o processo do dilúvio durou? Ou seja, desde que eles entraram na arca de Noé até o dia em que saíram dela?
Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez
Caro leitor, primeiro quero dizer que é possível sim fazermos essa conta sobre o tempo em que Noé e sua família, juntamente com os animais, ficaram dentro da arca. Vai exigir um pouco de atenção e uma boa dose de matemática para sabermos. Vamos fazer juntos?
(1) Primeiramente precisamos encontrar o começo de tudo. Podemos observar que Deus começa os preparativos para o dilúvio sete dias antes dele começar: “Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz” (Gênesis 7:4). Não vamos contar esses 7 dias, pois ainda não tinha começado a chuva de fato. O texto segue nos informando a idade de Noé, e o dia e mês exato de quando começou o dilúvio. Iremos usar essa informação para começar: “No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gênesis 7:11). Iremos montar as contas da seguinte forma:
(i) Começo da chuva: 17 (dias) / 02 (mês) / 600 (ano de vida de Noé)
(2) A continuação do texto nos informa que a chuva durou quarenta dias completos: “e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” (Gênesis 7:12).
(ii) Tempo de chuva: 17/02/600 + 40 dias = 27 (dias) / 03 (mês) / 600 (ano de vida de Noé). Estamos considerando aqui meses de 30 dias para facilitar as contas.
(3) Na sequência somos informados o tempo em que as águas ficaram fortemente inundando tudo e quando elas começaram a escoar: “No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate” (Gênesis 8:4).
(iii) Tempo em que a água predominou e começou a escoar: 17 (dias) / 07 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).
(4) Ainda é explicado que as águas foram escoando e que as pontas dos montes começaram a aparecer, vejamos: “E as águas foram minguando até ao décimo mês, em cujo primeiro dia apareceram os cimos dos montes” (Gênesis 8:5).
(iv) O cume de mais montes começou a aparecer: 01 (dia) / 10 (mês) / 600 (ano de vida de Noé).
(5) Temos ainda uma nova data mencionada para nos ajudar na contagem do tempo de Noé e sua família dentro da arca: “Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto” (Gênesis 8:13).
(v) Noé remove a cobertura da arca e percebe que o solo havia secado: 01 (dia) / 01 (mês) / 601 (ano da vida de Noé).
(6) Agora chegamos ao momento exato em que Deus manda que eles saiam da arca, tudo estava perfeito como Deus queria para que a vida recomeçasse na terra: “E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca. Então, disse Deus a Noé: Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 8:14-16).
(vi) A saída da arca: 27 (dias) / 02 (mês 02) / 601 (ano de vida de Noé).
(7) Para fazer nossa conclusão do tempo em que Noé e sua família ficaram na arca, iremos pegar a data em que entraram nela e verificar a data em que saíram dela.
Vamos à nossa continha matemática:
Fazendo uma conta rápida verificamos que no dia 17 (dias) / 02 (mês) / 601 (ano de vida de Noé) eles completaram 1 ano dentro da arca. Como eles saíram dela no dia 27/02/601, somamos mais 10 dias. Considerando que 1 ano tem 365 dias, temos que eles ficaram 1 ano + 10 dias, isso dá 375 dias dentro da arca, contando a partir do começo das chuvas!