Por que pode blasfemar contra Jesus, mas contra o Espírito Santo não tem perdão?
2 de setembro de 2022
O que significa o cinturão da verdade na Armadura de Deus?
5 de setembro de 2022

A Bíblia não é clara sobre se Jesus pregou no inferno, no tempo entre Sua morte e ressurreição. Essa ideia é baseada em poucos versículos, que são controversos. Quer Jesus tenha pregado ou não no inferno, depois da morte não há mais chance de arrependimento e salvação, Hebreus 9:27-28:

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
– Hebreus 9:27-28

A Bíblia diz que Jesus desceu ao Hades, que é traduzido por inferno, mas significa o mundo dos mortos em geral. Jesus esteve realmente morto, Ele teve a mesma experiência de morte que nós. Mas Jesus não ficou no mundo dos mortos, ele ressuscitou (Efésios 4:9-10). Quando a Bíblia diz que Jesus foi para o Hades, significa que ele morreu de verdade, não que tenha ido para o tormento do inferno.

Jesus pregou no inferno para os mortos?

A Bíblia não nos conta o que Jesus fez enquanto esteve morto, a sugestão que Jesus pregou no inferno vem da interpretação de 1 Pedro 3:18-20:

Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
– 1 Pedro 3:18-20

Existem várias teorias sobre o significado dessa passagem:

  • Enquanto Jesus esteve morto, ele pregou às pessoas que morreram no Dilúvio;
  • Depois de Sua ressurreição, Jesus voltou ao Seu estado glorificado, no qual no passado Ele tinha pregado ao povo antes do Dilúvio (possivelmente por meio de Noé);
  • O Espírito aqui se refere ao Espírito Santo, que vem anunciando a vinda de Jesus desde o início;
  • Enquanto esteve morto, Jesus pregou aos anjos caídos que estão presos no inferno.

A Bíblia não nos conta o que Jesus fez enquanto esteve morto porque esse assunto não tem grande relevância. O importante é o que aconteceu depois: Sua ressurreição. Quando ressuscitou, Jesus venceu a morte e destruiu seu poder. Quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador não precisa mais ter medo da morte.

Descubra mais sobre o inferno na Bíblia: o que é o inferno

Mesmo para quem aceita que Jesus pregou no inferno, não há indicação que essa pregação foi de arrependimento e salvação, nem que os ouvintes tiveram essa oportunidade no inferno. Não sabemos o que foi pregado.

Veja também: onde esteve Jesus nos três dias entre sua morte e ressurreição?

Fonte