O ponto central do Evangelho é a ressurreição de Jesus. Só por meio da morte e ressurreição de Cristo temos acesso ao Pai, temos salvação, vida eterna, se crermos (João 3:16).
Se Jesus não tivesse ressuscitado, seria em vão a pregação, a fé e não haveria esperança de vida eterna, não haveria salvação, como diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:14-17.
Porque é importante a ressurreição de Cristo?
Com a ressurreição de Jesus, todo crente teve vitória. É importante, pois assim há vitória sobre o pecado e sobre a morte. Jesus ressuscitou e, com isso fomos ressuscitados com Ele (Efésios 2:6), fomos justificados (Romanos 4:25) e a morte não tem vitória sobre o crente (João 11:25.
Portanto, Jesus ressuscitou para que todo crente fosse justificado, resgatado, tivesse salvação e vida eterna por meio Dele (Romanos 4:25; João 3:16).
Podemos encontrar os versículos sobre a ressurreição de Cristo em: Mateus 28:1-20, Marcos 16:1-20, no capítulo 24 de Lucas, João 20:1-21 e em Atos dos Apóstolos 1:1-11.
Quem viu Jesus ressuscitado?
Os episódios registrados na Bíblia sobre testemunhas que viram Jesus ressuscitado foram diversos, começando com Maria Madalena em João 20:16-18. Apareceu também aos discípulos enquanto caminhavam para o povoado de Emaús (Lucas 24:13-15).
Em João 20:19-23 Jesus apareceu aos discípulos, sem a presença de Tomé, entretanto em João 20:24-29, novamente Jesus apareceu e desta vez Tomé estava presente.
Em João 21, Jesus apareceu aos seus discípulos à margem do mar de Tiberíades e também no monte da Galiléia (Mateus 28:16-20).
Ainda assim, muitas pessoas viram Jesus ressuscitado (Mateus 28:5-9; Marcos 16:9; Lucas 24:13-34; Atos dos Apóstolos 1:6-8; 1 Coríntios 15:5-7).
Veja aqui mais sobre provas que Jesus ressuscitou
Significado da ressurreição de Cristo
A ressurreição de Cristo veio cumprir e revelar as profecias e o poder de Deus. Jesus veio para cumprir as profecias (Mateus 5:17). Os relatos em Isaías e outras profecias ligados à ressurreição de Jesus foram cumpridas (Isaías 50:6; Isaías 53:5).
Alguns temas importantes ligados à ressurreição de Cristo que trouxeram um significado para todos, sendo eles: salvação, pois fomos resgatados por Jesus da morte espiritual por causa do pecado; fomos libertos pela verdade, temos paz em Jesus, temos vitória em Cristo e temos vida eterna.
Por isso comemoramos a vitória de Jesus na cruz, sobre a morte. É o complemento dentro do plano de Deus para a humanidade. Jesus também demonstrou que nenhum poder ou força poderia o impedir de conquistar a morte (1 Coríntios 15:26).
Com a ressurreição de Cristo todo crente celebra, pois, Jesus morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia e, voltará (Lucas 24:7; Atos dos Apóstolos 1:9-11). Todos que já faleceram, com Cristo como Senhor e Salvador, serão ressuscitados e os que estiverem vivos quando Ele voltar, vão passar por uma transformação e ter novos corpos (1 Tessalonicenses 4:13-18).
Leia mais sobre como foi a ressureição de Jesus
Antes de Jesus ressuscitar, a condição dos apóstolos era de desânimo, medo e com uma mentalidade de fracasso. Não sabiam o que fazer e para onde ir. Quando Jesus ressuscitou, percebemos uma mudança radical que os discípulos passaram. Desta condição de medo e desânimo para uma condição de coragem, bravura e indo compartilhando as boas novas pelo mundo afora.
Portanto, a ressurreição de Cristo trouxe, também, renovação de esperança aos discípulos.
Ao ler Hebreus 5:8-9, aprendemos que Jesus era perfeito e era a fonte eterna da salvação e, que por um homem o pecado entrou no mundo e por outro homem saiu (Romanos 5:19).
Jesus ressuscitou! Ele vive! Jesus é Senhor. Celebremos a ressurreição de Cristo sempre!
Veja aqui onde Jesus esteve entre sua morte e ressurreição