Pergunta de Callum, em Southampton, Inglaterra:
Olá, pastor John. Depois de ouvir o episódio 996 , ‘Algumas pessoas no céu terão mais alegria do que outras?’ lembrei-me de várias passagens no Novo Testamento, nas quais Jesus parece sugerir que haverá pessoas para quem o dia do julgamento será pior – até mesmo para o povo de Sodoma e Gomorra ou Tiro e Sidom (Mateus 10: 12–15). ; 11: 21-24). E II Pedro 2: 19–22 descreve pessoas que ‘conheceram o caminho da justiça’ e depois voltaram. Para eles, Pedro explica que seria ‘melhor para eles nunca conhecerem o caminho’.
Apocalipse 14:19 descreve os inimigos de Deus sendo reunidos e varridos para o ‘lagar da ira de Deus’. Isso parece não deixar muito espaço para uma “hierarquia”, por assim dizer. Adorei a explicação no episódio 996 sobre as diferentes capacidades de alegria no céu, sobre como as mais alegres do reino serão de fato as mais humildes. Surpreendente. Mas algo assim acontece ao contrário no julgamento de Deus? Algumas pessoas no inferno são capazes de perceber um desespero maior do que outras?
“Capaz de perceber maior desespero”. Isso pode ser verdade. Eu não esperava que ele terminasse com essa frase, mas é uma pergunta fascinante e útil a ser feita. O que na verdade não nos é dito no Novo Testamento é de que maneira o sofrimento será maior para alguns do que para outros. Mas certamente nos dizem que haverá graus de sofrimento no inferno.
Será indescritivelmente terrível para todos os que lá vão – apenas indescritivelmente terríveis, sem nenhuma experiência de bem, sem visão de beleza, sem sons agradáveis, sem prazeres corporais, sem apetites gratificados, sem desejos satisfeitos, sem esperanças cumpridas. Isso é todo mundo. Dizer que há graus de sofrimento não representa uma imagem clara para ninguém. Aqueles que brincam que preferem estar no inferno bebendo com seus amigos do que no céu com santos abafados são ignorantes da realidade de uma maneira aterrorizante. Não é engraçado. Eles não vão se divertir.
Desespero em Graus
Mas, embora o inferno seja inútil para todos os incrédulos, será pior para alguns. Deixe-me ler alguns textos. Este é Lucas 12: 47–48 : “Aquele servo que conhecia a vontade de seu mestre, mas não se aprontava ou agia de acordo com sua vontade, receberá uma surra severa. Mas quem não conheceu e fez o que mereceu uma surra receberá uma surra leve. ”Essa é apenas uma imagem no final de uma parábola, mas todo mundo que eu já li diz que aponta para um tormento maior ou menor no inferno.
Aqui está Mateus 10:15: “Em verdade, eu lhe digo, será mais suportável no dia do julgamento pela terra de Sodoma e Gomorra do que pela cidade.” Portanto, mais ou menos suportável aponta para graus ou diferenças de sofrimento.
Aqui está Mateus 11: 21–22 : “Ai de você, Chorazin! Ai de você, Betsaida! Pois, se as poderosas obras realizadas em você tivessem sido realizadas em Tiro e Sidon, elas teriam se arrependido há muito tempo em sacos e cinzas. Mas eu lhe digo, será mais suportável no dia do julgamento para Tiro e Sidom do que para você”. Mais ou menos suportável significa maior ou menor sofrimento.
Depois, mais um: Romanos 2: 4-5. Essa é tão marcante por causa da palavra thēsaurizō, que significa armazenar. Geralmente é usado para guardar, como quando Jesus diz: “Deixai para vós tesouros no céu” (Mateus 6:20). Essa é a palavra, somente aqui é usada para a ira. Aqui está o que diz: “Você presume as riquezas da bondade, paciência e paciência [de Deus] dele, sem saber que a bondade de Deus deve levá-lo ao arrependimento? Mas, por causa do seu coração duro e impenitente, você está armazenando [ou valorizando] a ira” – ou seja, investindo nele, colocando cada vez mais longe.
Deveríamos guardar tesouros no céu, fazendo boas ações dia após dia, mas essas pessoas estão fazendo o oposto: estão armazenando, valorizando, mais e mais ira – não tesouros de bênção, mas ira por si mesmos. dia “quando o justo julgamento de Deus será revelado” ( Romanos 2: 5 ).
Cinco razões para as fases do sofrimento
Nesses quatro textos que acabei de ler – e há vários outros -, vejo duas razões explícitas dadas pelas quais alguns sofrerão mais que outros. Então eu vejo três razões implícitas que derivam dessas duas explícitas. Deixe-me citar esses cinco. Essas são as razões pelas quais seria para que alguns sofram mais que outros.
1. Quanto mais luz você tem, mais conhecimento você tem, mais verdade você tem, pior é o seu pecado e punição ao rejeitá-lo. Isso está aí nos textos.
2. Quanto mais bondade Deus lhe mostrar, não apenas em dar-lhe luz na verdade, mas em, por exemplo, dar-lhe muitos prazeres imerecidos nesta vida, mais dolorosa será sua incredulidade e pecado, e pior será sua punição. inferno.
3. Se a rejeição de mais e mais luz e bondade piorar o sofrimento no inferno, deduzo que quanto mais dias você fizer isso, pior será. Em outras palavras, o tempo entra em cena. Dia após dia após dia, você continua rejeitando luz após luz após luz, bondade após bondade após bondade. Quanto mais isso durar, piores serão as coisas.
4. Existem tipos de pecados que são mais hediondos, mais destrutivos, mais blasfemos do que outros, de modo que não apenas a quantidade de pecados com o tempo piora as coisas, mas também o grau de feiura e horror, hediondo e blasfêmia também aumenta a sofrimento.
5. Em tudo isso, há um grau maior ou menor de destreza, arrogância – maior arrogância, maior desafio e insolência consciente e, portanto, um maior grau de punição.
Como reagimos ao horror do inferno
Aqui está minha pergunta final: O que devemos fazer com essas informações? Por que nos disseram isso? É para nos fazer sentir que o risco não é tão grande ou nos fazer sentir melhor sobre as pessoas perdidas indo para lá? Qual o sentido disso? O que deveríamos fazer? Todas essas cinco razões nos levam tremendo de alegria à cruz de Jesus e à graça de Deus, que se apega a nós no perdão que a cruz dá. Eis a maneira que acho que deveríamos ouvir cada um desses cinco.
1. Eles nos tornam seriamente vigilantes para não usarmos mais luz e verdade. A quem muito é dado, muito será necessário ( Lucas 12:48 ). Devemos nos esforçar para que a verdade que vem a nós não venha sem nos humilhar, construindo nossa fé, aumentando nosso amor. Em outras palavras, não desperdice a preciosa luz que Deus lhe dá em sua palavra e em seu mundo.
2. Devemos estar seriamente vigilantes para não usar mal todos os prazeres desta vida, tratando-os como Deus ou como uma distração de Deus, em vez de sinais de que ele é gentil e é melhor do que todos eles juntos.
3. Devemos estar seriamente vigilantes a cada hora e dia que passa, para que eles não acumulem pecados, mas acumulem o fruto da justiça. Todo dia é uma preciosa oportunidade de investir, acumular tesouros no céu, e não acumular ira no inferno.
4. Devemos estar seriamente vigilantes com relação ao nosso orgulho, para não cairmos em padrões de arrogância e desafio e dizer: “Não importa. Deus pode aceitar sua palavra e enche-a.
Aqui está uma citação de Jonathan Edwards. Se você quer andar com alguém que tenha pensado profundamente sobre o inferno, Edwards tem alguns sermões sobre essa questão dos graus de sofrimento, um deles baseado em Mateus 5:22 . Deixe-me fazer uma citação de fechamento. Este é apenas um exemplo de quão sério ele levou essas coisas. Ele disse neste sermão de Mateus 5:22 : “Os condenados no inferno estariam prontos para dar ao mundo se eles pudessem ter o número de seus pecados como um a menos nesta vida”.
John Piper (@JohnPiper) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista de Bethlehem, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist e, mais recentemente, Why I Love the Apostle Paul: 30 Reasons.