Por que Jesus transformou água em vinho?
1 de junho de 2022
A mulher de Jó, na verdade, disse “abençoa Deus e morre”! A tradução está errada?
4 de junho de 2022

Deus diz que as mães são pessoas muito importantes na vida dos seus filhos. A mãe, assim como o pai, cuida e protege os seus filhos. Por isso, cada filho deve respeitar sua mãe e seu pai. A Bíblia nos dá vários e bons exemplos de mães tementes a Deus.

O que significa ser mãe na Bíblia?

Ser mãe significa amar incondicionalmente. O amor de Deus por nós é comparado com o amor da mãe pelo filho (Isaías 49:15). Ela aconselha, dá carinho e se preocupa com o bem-estar dos seus filhos. A mãe é a pessoa que está presente desde o início da vida do filho. Ela cuida do filho, com o seu próprio corpo, já durante a gestação. No início da vida da criança, a mãe é a primeira pessoa que a criança conhece. A mãe e o pai são as pessoas mais importantes na educação dos filhos, ensinando-os sobre a vida e sobre Deus (Provérbios 1:8-9).

Qual é a função da mãe na Bíblia?

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5).

A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31). Essa responsabilidade envolve cuidar da alimentação, do vestuário, da saúde, da higiene, da educação e da segurança dos seus filhos.

Com o pai, a mãe deve participar da instrução e da correção dos filhos, sendo exemplo para eles. Diante dessa responsabilidade estabelecida por Deus, ela merece obediência e respeito dos seus filhos (Efésios 6:1-3).

Veja também: o que Deus diz sobre os filhos?

Mães exemplares na Bíblia

  • Joquebede – a mãe de Moisés, que protegeu o seu bebê do faraó e foi recompensada por Deus – Êxodo 2:1-9
  • Ana – a mãe do profeta Samuel, que dedicou seu filho a Deus – 1 Samuel 1:22
  • A prostituta perante Salomão – ela preferiu deixar a outra prostituta ficar com seu filho, do que vê-lo morto; assim, salvou seu filho e ficou com ele – 1 Reis 3:16-27
  • Maria – a mãe de Jesus, que arriscou perder sua reputação e talvez sua vida para obedecer a Deus – Lucas 1:34-38
  • A mulher siro-fenícia – ela procurou Jesus para libertar sua filha de um demônio e não desistiu – Marcos 7:25-30
  • Eunice – a mãe de Timóteo, que educou seu filho na fé em Jesus – 2 Timóteo 1:5

Veja também:

Mães na Bíblia: O que podemos aprender com elas?

Dia das Mães: O papel da mulher na dinâmica familiar (Esboço de pregação).

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet

Bacharel em Teologia com ênfase em Teologia Histórico-Sistemática e Aconselhamento pelo Seminário Teológico de Gramado (RS, Brasil) e Mestrando em Estudos Teológicos pelo Seminário Teológico Baptista de Lisboa (Portugal). Pastor batista desde fevereiro de 1994.

Fonte