A Bíblia diz que trabalhar é bom e necessário. Entretanto, devido ao pecado, tornou-se difícil e árduo.
Quando Deus criou Adão e Eva, ordenou que eles tomassem conta da terra e dos animais (Gênesis 1:28). Esse trabalho era bom e agradável, mas, quando pecaram, a terra ficou amaldiçoada e o trabalho tornou-se duro (Gênesis 3:17-19).
Trabalhar é um dever?
Sim, a Bíblia ensina que devemos trabalhar para nos sustentar, para sustentar as nossas famílias e, também, para ajudar os outros (Efésios 4:28; 1 Timóteo 5:8).
Não devemos dar lugar à preguiça, porque leva à pobreza e à ruína (Provérbios 6:9-11). O apóstolo Paulo orientando os crentes em Tessalônica, chega a dizer que quem não trabalha também não tem o direito a comer (2 Tessalonicenses 3:10). Todos devem fazer a sua parte para não sobrecarregar uns em detrimento dos outros. Claro que há exceções para algumas pessoas, como, por exemplo, crianças, idosos e pessoas debilitadas fisicamente. No entanto, como regra geral, todos devem contribuir.
As crianças, apesar de não terem a responsabilidade pelo trabalho, também podem ser ensinadas sobre essa necessidade, realizando pequenos serviços domésticos, que não tragam prejuízo à sua saúde, aos estudos e à recreação.
Veja também: o que Deus diz sobre a preguiça?
Qual deve ser minha atitude perante o trabalho?
É muito fácil ficar desmotivado e desinteressado pelo trabalho, mas Deus quer que tenhamos uma atitude positiva. Quando trabalhamos, não fazemos isso só para ganhar dinheiro ou cumprir tarefas dadas pelo patrão, trabalhamos para glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31).
Para honrar a Deus no trabalho, a Bíblia ensina que:
- Devemos nos empenhar para realizar um trabalho bem feito (devemos dar o melhor e não um “jeitinho” para acabar logo o trabalho) – Eclesiastes 9:10.
- Precisamos respeitar os nossos patrões e obedecê-los (desde que não vá contra a vontade de Deus), porque eles são autoridades – 1 Timóteo 6:1-2.
- Temos que ser justos com colegas e subordinados (quem é empregador deve ser justo com seus empregados, porque Deus também é justo) – Colossenses 4:1.
- É imprescindível desenvolver bons relacionamentos no trabalho (não devemos ser briguentos, nem ficar se queixando do trabalho o tempo todo) – Filipenses 2:14-15.
- Demandamos ser honestos e fiéis no trabalho que realizamos (para mostrar que, em Jesus, somos diferentes) – 1 Tessalonicenses 4:11-12.
É também importante lembrar de descansar
Deus disse que devemos trabalhar durante seis dias e descansar no sétimo (Êxodo 20:9-10). Também aprovou feriados para O louvarmos e recuperar as forças.
Enquanto a preguiça é pecado, o oposto (obsessão pelo trabalho) também é errado. Trabalhar sem parar para ganhar muito dinheiro e não desfrutar dele é uma insensatez. É bom gostar do trabalho, mas, também é preciso ter outros propósitos na vida (Eclesiastes 4:8).
Descubra aqui: o que é descansar em Deus?