A besta do Apocalipse é uma criatura que recebe poder e autoridade de satanás para dominar sobre o mundo. As nações adoram a besta e recebem sua marca na testa ou na mão. A besta de Apocalipse normalmente é associada ao Anticristo.
Na visão de Apocalipse 13, João viu uma besta que saía do mar. A besta tinha:
- Dez chifres com dez coroas
- Sete cabeças com sete nomes de blasfêmia
- Aparência de leopardo
- Pés de urso
- Boca de Leão
O dragão (satanás) deu autoridade e poder à besta para governar o mundo. Uma das cabeças da besta tinha sido ferida mortalmente mas tinha sido curada. As pessoas se maravilhavam com esse milagre e adoraram a besta e o dragão (Apocalipse 13:3-4). A besta tinha poder para lutar contra os santos e vencê-los.
Veja aqui: quem é o anticristo?
A segunda besta
Outra besta saiu da terra, com dois chifres como um cordeiro e que falava como dragão. Essa besta também tinha grande autoridade e fazia milagres no nome da primeira besta. Ela liderava os povos na idolatria à primeira besta e até fazia uma imagem falar! (Apocalipse 13:14-15)
A segunda besta obrigou todos a receber uma marca na mão direita ou na testa. Ninguém podia comprar nem vender sem essa marca: o nome da besta ou seu número – 666.
Veja também: o que significa 666?
Quem é a besta do Apocalipse? O que representa?
Tanto a primeira como a segunda besta são servos de satanás, que vêm para enganar o mundo. A primeira besta quer a adoração que pertence somente a Jesus. Tal como Jesus, a besta foi ferida mortalmente mas voltou a viver. A segunda besta é um falso profeta, que incentiva essa idolatria.
Ninguém sabe quem são as bestas do Apocalipse. Existem muitas teorias sobre quem poderá ser, mas a Bíblia não dá uma resposta. Também não podemos dizer se já surgiram ou se ainda vão surgir. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.
No entanto, temos algumas pistas que ajudam a entender melhor quem são as bestas:
A descrição da primeira besta
A primeira besta tem caraterísticas de outra visão em Daniel 7 sobre quatro animais:
- um leão (provavelmente representando o império Babilônico)
- um urso (império Medo-Persa)
- um leopardo (império Grego)
- um animal feroz com dez chifres (possivelmente o império Romano)
Isso poderá significar que a primeira besta está ligada a esses quatro impérios ou só ao império Romano. Ou talvez é um império ou governante com caraterísticas parecidas com desses impérios.
O número da besta
A Bíblia diz que o número da besta é o número de um homem (Apocalipse 13:18). Então a segunda besta provavelmente não é um império nem uma organização. É uma pessoa com grande influência política, econômica e religiosa.
Não sabemos quem são as duas bestas do Apocalipse mas essa visão nos ensina uma lição importante. Quem ama Jesus será perseguido. Há muita pressão para comprometer a fé para evitar muitas dificuldades na vida mas precisamos ser fiéis até a morte. Deus recompensa quem não desiste de O seguir. No fim, Deus irá destruir todo enganador (Apocalipse 19:20).
Leia mais: Apocalipse – Estudo para conhecer o seu significado