O que realmente significa “a tua palavra seja sim, sim, não não”?
24 de agosto de 2022
São 12 tribos ou 13 tribos de Israel? Já que a Bíblia cita 13 tribos?
27 de agosto de 2022

A Bíblia fala que a generosidade é uma característica de quem ama a Deus. A generosidade é um sinal que temos as prioridades certas. Deus abençoa quem é generoso.

Deus nos dá dinheiro e recursos para nosso sustento e para abençoarmos outras pessoas. Quem ama a Deus ama as pessoas à sua volta e quer lhes abençoar. Uma forma de abençoar é sendo generoso. Somos chamados a ajudar as pessoas com suas necessidades espirituais e suas necessidades práticas (1 João 3:17-18).

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
– 1 João 3:17-18

Deus é generoso. Ele nos dá muito mais do que merecemos porque Ele nos ama. Da mesma forma, devemos ser generosos com outras pessoas, mesmo se não merecem. Ser generoso é uma forma de mostrar o amor de Deus.

A generosidade nos ensina a não ser avarentos. Nosso sustento vem de Deus. Muitas pessoas não são generosas porque têm medo de ficar sem nada, mas Deus promete suprir as necessidades de quem é generoso (Provérbios 11:25). As pessoas são mais importantes que dinheiro e bens.

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.
– Provérbios 11:25

A Bíblia nos ensina a ser generosos, especialmente com outros crentes. Todos que amam Jesus pertencem à mesma família e estão ligados por um amor muito especial. Quando a igreja começou, membros mais ricos até vendiam suas propriedades para ajudar os membros mais pobres! Ninguém passava necessidade porque todos cuidavam uns dos outros (Atos dos Apóstolos 4:34-35).

Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.
– Atos dos Apóstolos 4:34-35

Resultados da generosidade

  • Alegria – tanto quem dá como quem recebe ficam alegres – Atos dos Apóstolos 20:35
  • Ação de graças – quem recebe louvará a Deus – 2 Coríntios 9:12
  • Amor – a generosidade aproxima pessoas – 2 Coríntios 9:14
  • Bênção – Deus abençoa quem dá com generosidade – Provérbios 19:17

Como ser generoso?

A generosidade é uma coisa que tem de ser praticada para se tornar natural. A Bíblia nos dá algumas recomendações para tornar a generosidade um hábito:

  • Dar com regularidade – é bom ter um compromisso para ajudar alguém ou algum ministério, colocando dinheiro de lado com regularidade – 1 Coríntios 16:2
  • Dar o que você pode – ser generoso não significa descuidar suas próprias necessidades e obrigações – 2 Coríntios 8:12-13
  • Dar com alegria – dar não é uma obrigação; você decide quanto quer dar – 2 Coríntios 9:7
  • Dar com sabedoria – é bom ver qual é a melhor maneira de ajudar antes de se comprometer; em alguns casos poderá ser dando dinheiro, ou comida, ou até atenção e carinho; peça sabedoria a Deus para aplicar bem sua generosidade – Tiago 1:5

Veja também: cristão pode ser rico? e o que Deus diz sobre o dinheiro.

Fonte