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Você Pergunta: Tenho observado muitas pessoas usando hoje em dia a palavra Shekinah como algum tipo de poder sobrenatural de Deus. Muitas igrejas tem esse nome em suas placas, vejo muitas pessoas falando sobre isso. Gostaria muito de saber mais sobre essa shekinah de Deus. Onde na Bíblia podemos encontrar a palavra shekinah e qual o significado dela?

Caro leitor, por incrível que possa parecer essa palavra não se encontra na Bíblia. Mas vou explicar um pouco sobre ela e como ela surgiu para que você compreenda melhor seu significado e se a forma como tem sido usada hoje em dia está correta ou não.

O que significa shekinah?

(1) A primeira explicação necessária é que a palavra shekinah vem do hebraico e tem como significado principal “o que habita” ou “aquele que habita”. Esse termo era utilizado na literatura rabínica (escritos de rabinos) para descrever a presença gloriosa de Deus (mesmo sendo todo poderoso) habitando no mundo, em meio ao Seu povo, presente na vida do homem. Essa ideia é baseada em textos que mostram Deus habitando no meio de Seu povo, por exemplo, como em Gênesis 9:27 (acréscimo meu entre parênteses): “Engrandeça Deus a Jafé, e habite (shakan) ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo”. Observe a palavra hebraica “shakan” de onde se derivou o termo “shekinah”. Significa “instalar, habitar, residir, morar em tenda”. A ideia é de um Deus que “mora” junto ao Seu povo.

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(2) Uma segunda aplicação de shekinah está relacionada com a presença de Deus (a glória de Deus) em meio ao povo em momentos especiais. Por exemplo, no deserto, a gloriosa presença do Senhor habitando no meio do povo por meio da coluna de nuvens e a coluna de fogo que guiava e protegia o povo nas peregrinações até a terra prometida. A glória de Deus em meio ao templo construído na época do rei Salomão: “E habitarei (shakan) no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo” (1 Reis 6:13 – acréscimo meu entre parênteses). A ideia, portanto, é justamente de Deus habitar em meio ao Seu povo com todos os Seus gloriosos atributos. Portanto, a ideia de “habitação de Deus” também está presente aqui: “de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus” (2 Crônicas 5:14).

Shekinah no Novo Testamento

(3) No Novo Testamento essa ideia da habitação gloriosa de Deus em meio aos homens ganha um capítulo especial, quando o próprio Deus se fez carne e veio habitar em meio aos homens para trazer-lhes salvação: “E o Verbo se fez carne e habitou (skenoo) entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14 – acréscimo meu entre parênteses). A glória de Deus habita em meio aos homens por meio de Jesus Cristo. O conceito da “shekinah”, Deus habitando em toda a Sua glória em meio aos homens, aplica-se aqui fortemente. Certamente o apóstolo João tinha em mente esse conceito quando escreveu esse verso.

(4) Concluímos, então, que não existe a palavra shekinah na Bíblia. O uso dela como algum tipo de ação mística de Deus não é correto. Conforme expomos, a ideia dos rabinos quando a criaram era demonstrar, criar um conceito teológico para explicar como a Bíblia mostra Deus habitando em meio ao Seu povo de formas especiais, de forma gloriosa e grandiosa. O que passa disso é invenção humana.

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