Louvor é mostrar apreço e gratidão a Deus. Quando louvamos a Deus, lembramos tudo que Ele fez e faz por nós. Louvar é uma forma de adorar a Deus.
Quando falamos bem de alguém, louvamos essa pessoa. Podemos louvar muitas pessoas, mas só Deus merece nosso maior louvor, porque só Ele é perfeito e nos salva (Salmos 150:1-2). O verdadeiro louvor a Deus vem do coração e pode ser expresso por palavras e ações. Os Salmos são cânticos e poemas de louvor a Deus.
Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.2Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!
– Salmos 150:1-2
Quando vemos tudo que Deus fez, a resposta natural é louvar. O louvor a Deus é agradável e nos aproxima dele (Salmos 147:1). Podemos louvar a Deus em todo tempo e em qualquer lugar, sozinhos ou em grupo.
Aleluia! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo!
– Salmos 147:1
Entenda a diferença entre louvor e adoração
Louvor é uma forma de adoração a Deus. Adoração é dedicação e amor total a Deus. Quando louvamos a Deus, expressamos essa dedicação. Louvar é uma maneira prática de adorar a Deus.
Quando algumas igrejas têm um tempo de “louvor e adoração” durante o culto, significa que é um tempo para louvar a Deus através da música. Não há músicas “de louvor” e outras “de adoração”. Todas as canções a Deus são de louvor e adoração, porque louvar é uma forma de expressar de adoração.
Veja também: