Você pergunta: No meu estudo do capítulo 15 de 1 Coríntios me deparei com alguns termos que não entendi bem, que é quando Paulo fala sobre corpo corruptível e corpo incorruptível. O que eles significam de forma prática dentro do assunto de ressurreição dos mortos que Paulo está tratando do texto?
Caro leitor, em 1 Coríntios 15 o apóstolo Paulo trata sobre uma questão que alguns da igreja de Corinto estavam pregando erradamente. Vejamos: “Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” (1 Coríntios 15:12). A ideia pregada era que não havia a ressurreição dos mortos (volta de um morto à vida), ou seja, uma continuidade da vida após a morte. Paulo vai então explicar porque esse pensamento estava errado.
(1) Na sua explicação Paulo demonstra que Jesus Cristo é o modelo da ressurreição dos mortos realizada por Deus e que ela ocorreu de fato e foi testemunhada por muitos (1 Coríntios 15:1-11). Na sequência Paulo mostra que a ressurreição dos mortos está totalmente ligada a fé cristã e que é uma esperança dos servos de Deus. Levanta em seguida um questionamento sobre essa ressurreição e o corpo das pessoas pra complementar sua explicação: “Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?” (1 Coríntios 15:35).
(2) Paulo explica que haverá uma mudança no corpo das pessoas, pois o corpo mortal não poderá receber uma herança que é imortal, eterna (a salvação). Segue-se o verso: “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:53). Vamos agora analisar esses dois termos: corruptível e incorruptibilidade.
(3) A palavra grega “phthartos”, traduzida por “corruptível” na versão que usamos, significa algo que perece, que estraga. Portanto, “corpo corruptível” é uma citação que indica o nosso corpo mortal, que envelhece, que morre, que se decompõe com a nossa morte. Em outras palavras, ele se torna pó. Esse corpo, mostra Paulo, não pode herdar a salvação, pois não é compatível com a realidade espiritual plena, pois foi maculado pelo pecado e é destruído pela morte.
(4) A palavra grega “aphtharsia” traduzida por “incorruptibilidade” na versão que usamos, significa algo que não se estraga, eterno, perpétuo, algo que não apodrece. Portanto, “se revista de incorruptibilidade” é uma citação que indica uma transformação a ser realizada em nós. Paulo mostra que Deus transformará os nossos corpos mortais em corpos imortais (1 Coríntios 12:52), capazes de gozar a nova realidade de vida proporcionada por Deus: “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” (1 Coríntios 15:54). Assim como Cristo venceu a morte, Seus servos também a vencerão com essa ação de Deus neles.
(5) Portanto, em resumo, temos duas realidades mostradas no texto: a primeira é a realidade atual, onde nosso corpo ainda perece, morre, se decompõe. Essa realidade continuará até a segunda vinda de Cristo. Após essa vinda de Cristo os nossos corpos corruptíveis serão transformados em corpos incorruptíveis pelo poder de Deus. Isso é necessário para que possamos viver plenamente e completamente (corpo e espírito) a nova realidade do céu, eterna, sem pecado, sem dor, sem pranto. Alguns questionam: qual será a aparência desse novo corpo que teremos? De criança, de jovem, de adulto, de velho? A essa dúvida não temos resposta, Deus não nos revelou na palavra.