Qual a diferença e significados de oração, petição, clamor e súplica?
9 de junho de 2019
O que era a pedra angular ou pedra de esquina? Por que Jesus era essa pedra?
12 de junho de 2019

Uma oferta alçada era uma oferta que era levantada simbolicamente diante do altar no templo. Isso representava a dedicação da oferta a Deus. Em traduções mais modernas, a oferta alçada é traduzida simplesmente como “oferta” ou “oferta voluntária”.

Alçar significa levantar ou erguer. Assim, oferta alçada significa oferta levantada. No Antigo Testamento, Deus estabeleceu vários sacrifícios para o povo de Israel, para simbolizar o perdão dos pecados e a restauração da comunhão com Deus. Os sacerdotes apresentavam esses sacrifícios a Deus no altar que ficava no templo em Jerusalém. A oferta alçada geralmente fazia parte das ofertas de comunhão, ou paz, e era a porção da oferta que era levantada simbolicamente a Deus (Levítico 7:29-30).

A oferta alçada na oferta de comunhão

A oferta de comunhão era um sacrifício, geralmente voluntário, para agradecer a Deus. O israelita podia levar um animal ou uma porção de cereal para o templo, onde seria ofertado a Deus. Uma porção era levantada, ou alçada, diante do altar, para dedicar toda a oferta a Deus. Essa porção era depois dada ao sacerdote, para o sustento de sua família (Levítico 7:32-34). O resto da oferta era comido pelo ofertante e sua família na presença de Deus. Assim, a oferta de comunhão se tornava uma festa de celebração da bondade de Deus!

A oferta alçada também podia se referir a outras contribuições voluntárias dos israelitas apresentadas a Deus. A generosidade e a contribuição individual para a manutenção das coisas sagradas era incentivada entre o povo de Israel. Essa era uma forma de mostrar gratidão, confiança e fidelidade a Deus.

Veja aqui: o que é um sacerdote? Qual era a função do sacerdote na Bíblia?

A oferta alçada é válida para cristãos?

A oferta alçada, como acontecia no Antigo Testamento não é válida para os cristãos. No entanto, devemos ser generosos nas nossas contribuições para as coisas de Deus.

Depois da vinda de Jesus, já não precisamos mais apresentar sacrifícios e ofertas a Deus no templo em Jerusalém, como os israelitas faziam. Como a oferta alçada era um tipo de sacrifício específico dos rituais no templo, não faz parte da vida cristã. Mas o exemplo da oferta alçada nos lembra da importância de ofertar.

Não somos obrigados a fazer todas as ofertas que os israelitas faziam mas ofertar é uma parte importante da vida cristã. A Bíblia recomenda a generosidade na hora de contribuir para a obra de Deus, tanto com nosso dinheiro quanto com nossa dedicação (2 Coríntios 9:6-8). Quando ficamos tão apegados ao dinheiro que não queremos dar nada para as coisas de Deus, temos um problema sério no coração, que precisa ser resolvido.

Assim como os israelitas, como membros do povo de Deus, eram chamados a sustentar o templo, nós, como corpo de Cristo, devemos sustentar nossa igreja local. Os primeiros cristãos eram muito generosos, dando ofertas para sustentar os mais necessitados, os líderes dedicados à obra de Deus a tempo integral e os missionários. Eles servem como exemplo para nós hoje.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre o dízimo?

Nossas ofertas voluntárias podem fazer uma grande diferença. Graças às ofertas de outros cristãos, o apóstolo Paulo várias vezes pôde se dedicar a tempo integral à evangelização, levando muitas pessoas para Jesus. Até Jesus, durante seu ministério, foi sustentado pelas ofertas generosas de várias mulheres (Lucas 8:1-3). Quando fazemos uma oferta, mostramos nossa gratidão e confiança em Deus e ajudamos no crescimento do Reino de Deus.

Nota: se você tem dúvidas sobre como seu dinheiro está sendo usado na igreja, participe das reuniões de apresentação de contas. No Brasil e em muitos outros países, toda igreja registrada tem de apresentar um relatório financeiro anualmente. Envolva-se ativamente em sua igreja!

Fonte