Se não tiver amor, não adianta – Estudos Bíblicos
29 de dezembro de 2018
Greg Laurie – Como encontrar esperança apesar das tragédias?
7 de janeiro de 2020

Charlie Brown disse: “Eu tenho uma nova filosofia; só vou temer um dia de cada vez”. Esse é um pensamento perspicaz sobre preocupação. Ansiedade, medo e preocupação são grandes questões em nossa nação hoje. E agora especialistas médicos estão nos dizendo que a prevalência de ansiedade em todo o país e em todo o mundo atingiu um nível de crise.

Quando as coisas estão indo bem, nos preocupamos com quanto tempo levará até que elas comecem a piorar novamente. No entanto, Jesus disse: “Os problemas de hoje são suficientes para hoje” (Mateus 6:34 NLT). Em outras palavras, você tem problemas suficientes para enfrentar hoje, portanto, não comece a se preocupar com o amanhã, o dia seguinte, a semana seguinte e o mês seguinte.

Então, o que fazemos quando a preocupação chega? O que fazemos quando de repente estamos cheios de ansiedade? O que fazemos quando somos superados pelo medo?
Quando nos encontramos cheios de ansiedade, preocupação e estresse, precisamos retirar o lixo. O lixo é recolhido uma vez por semana em nossa casa, e estou feliz com isso. Do mesmo modo, precisamos dar nossas preocupações a Jesus Cristo. A Bíblia diz: “Dê todas as suas preocupações e preocupações a Deus, pois ele se importa com você” (1 Pedro 5: 7 NLT).

Na língua original, isso significa um ato definido da vontade pelo qual escolhemos parar de nos preocupar e, em vez disso, deixar Deus assumir a responsabilidade pelo nosso bem-estar. É essencialmente dizer: “Estou deliberadamente escolhendo não se preocupar com isso. Estou intencionalmente jogando isso em Deus e colocando-o nas mãos dele. E deixo-o nas mãos dele”.

Você não esvazia seu lixo uma vez por mês. Você faz isso semanalmente e às vezes até diariamente. É o mesmo com as nossas preocupações. Às vezes, precisamos voltar sempre ao Senhor. Em alguns dias, precisamos trazê-lo para ele com mais frequência do que em outros dias, dependendo do que estamos enfrentando em um determinado momento.

Deus cuida de você. Ele está consciente de você. Deixe isso afundar um pouco. Ele quer cuidar de você. Ele quer levar suas preocupações e ansiedades. De fato, Jesus disse: “Vinde a mim, todos vocês que estão cansados e carregam fardos pesados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28 NLT).

Jesus também disse: “Portanto, não tenha medo, pequeno rebanho. Pois dá a seu Pai grande felicidade em dar-lhe o Reino” (Lucas 12:32 NLT). Aprendemos três coisas sobre Deus nesse breve versículo: Deus é nosso pastor, Deus é nosso pai e Deus é nosso rei.

Deus está no controle de nossas vidas, e nada o pega de surpresa. Ele sabia que estava por vir. E se algo é uma preocupação para você, também é uma preocupação para ele.

Aqui está outra coisa que precisamos ter em mente: não há acidentes na vida de um cristão, apenas providência. Nós, como crentes, não acreditamos no destino. Cremos na fé e acreditamos que Deus está no controle.

Quando parece que seu mundo está desmoronando, Deus está ciente disso. E lembre-se, você não está sozinho em seu sofrimento. Outros experimentaram algo muito semelhante, se não a mesma coisa. Outros estão passando por isso. E outros passarão por isso no futuro.

A Bíblia até nos diz o seguinte: “As tentações em sua vida não são diferentes das experimentadas por outros. E Deus é fiel. Ele não permitirá que a tentação seja mais do que você pode suportar. Quando você é tentado, ele mostra uma saída para que você possa suportar “(1 Coríntios 10:13 NLT).

Se estamos sofrendo com alguma coisa e depois encontramos alguém que sofreu com a mesma coisa, ou talvez algo ainda pior, é muito útil conversar com eles. É aqui que a comunidade entra. É onde a família da igreja entra. É também a razão pela qual não devemos tentar ser cristãos solitários.

Precisamos de nossos amigos cristãos. Nunca devemos nos isolar e nos desconectar de outros crentes. Quando não estamos perto daqueles que podem nos ajudar, podemos entrar em pânico.
A propósito, isso aconteceu com homens e mulheres de Deus. Por exemplo, Elias, após sua grande vitória sobre os profetas de Baal no monte Carmelo, foi para uma caverna. Então ele entrou em uma depressão profunda.

Enquanto ele estava lá, o Senhor realmente falou com ele e disse: “O que você está fazendo aqui, Elias?” (1 Reis 19: 9 NLT). Eu descobri que baixos baixos geralmente seguem altos altos. Elijah teve um grande momento, e então ele teve que voltar à realidade.

Deus está próximo e ele estará conosco se o chamarmos. Ele nos lembra em Isaías 41:10: “Não tenha medo, porque eu estou com você. Não desanime, porque eu sou seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei. Eu o sustentarei com minha vitória” mão direita “(NLT).

Eu ouvi uma história sobre um homem que ficou cara a cara com os perigos da preocupação. Um dia ele viu a Morte marchando em direção a uma cidade e disse: “O que você está fazendo?”. A morte disse: “Vou levar 100 pessoas hoje”.

“Isso é horrível!” o homem disse. Então ele correu em frente e avisou a todos que a Morte chegaria no final do dia.

Quando o sol estava se pondo, o homem viu a Morte saindo da cidade. Ele disse: “Espere um segundo! Você me disse que levaria 100 pessoas. Mil pessoas morreram hoje!”.

“Eu mantive minha palavra”, disse a morte. “Eu só peguei 100. A preocupação levou o resto”. É isso que a preocupação pode fazer.

Se você está lidando com depressão, ansiedade e medo, tire os olhos de si mesmo e coloque-os em Deus. E lembre-se disso: você não está sozinho. Apesar de suas circunstâncias ou de certos desafios que você pode enfrentar, apesar de tudo na vida com que está lidando, Deus ainda está no controle. Então, dê todas as suas preocupações para ele.

Greg Laurie é o pastor sênior da Harvest Christian Fellowship, com campi na Califórnia e no Havaí. Greg é o apresentador do programa de rádio sindicalizado nacionalmente “A New Beginning” e também é o fundador e palestrante de destaque da Harvest Crusades e Harvest America. Mais de 600 mil pessoas fizeram profissões de fé por meio desses esforços. Greg está casado com sua esposa, Cathe, há mais de 40 anos, e eles têm dois filhos, Christopher e Jonathan. Greg e Cathe também têm cinco netos. Para saber mais sobre Greg, visite harvest.org.

Fonte