Segundo a interpretação mais aceita, os sete espíritos de Deus são o Espírito Santo, seu poder total. Outra interpretação comum é que os sete espíritos de Deus são sete anjos principais. A Bíblia não diz claramente o que os sete espíritos de Deus são mas deixa algumas pistas.
Os sete espíritos de Deus são mencionados apenas quatro vezes, no livro de Apocalipse:
- Apocalipse 1:4-5 – uma saudação, pedindo a bênção de Deus sobre as igrejas
- Apocalipse 3:1 – Deus revela Sua glória e poder à igreja de Sardes
- Apocalipse 4:3-5 – descrição da glória da presença de Deus
- Apocalipse 5:6 – Jesus é o cordeiro, com todo poder
Nessas passagens, os sete espíritos de Deus são representados por sete lâmpadas de fogo e por sete olhos. Logo, sabemos que os sete espíritos de Deus:
- Estão na presença de Deus Pai
- Estão unidos a Jesus
- Veem tudo que acontece no mundo
- Trazem e luz de Deus
Sete anjos
O livro de Apocalipse também fala sobre sete anjos que estavam sobre sete igrejas e sobre sete anjos que executavam as ordens de Deus sobre o mundo (Apocalipse 8:2). Algumas pessoas sugerem que os sete espíritos de Deus são os sete anjos que obedecem a Deus. Esses seriam anjos principais, dotados com grande poder, para fazer tudo que Deus ordena.
A Bíblia diz que os anjos são espíritos, enviados para ministrar aos cristãos e fazer a vontade de Deus (Hebreus 1:14). Alguns têm mais poder que outros, por isso é possível que os sete espíritos de Deus sejam anjos poderosos.
Veja aqui mais sobre os anjos na Bíblia.
O Espírito Santo
Outras pessoas sugerem que os sete espíritos de Deus representam o Espírito Santo. Na Bíblia, o número sete muitas vezes representa totalidade, ou algo completo. Os sete espíritos de Deus poderão representar o poder ou a ação completa do Espírito Santo.
Em Apocalipse 1:4-5, João saúda as igrejas no nome daquele “que é, que era e que há de vir” (Deus Pai), Jesus Cristo (Deus Filho) e dos sete espíritos de Deus. Isso poderá indicar que os sete espíritos são o Espírito Santo. O Espírito Santo está diante de Deus Pai e está muito ligado à obra de Jesus. Ele também tem ação sobre todo o mundo.
Leia aqui: o que é o Espírito Santo?
Se os sete espíritos representam o Espírito Santo, isso não significa que Ele está dividido em sete partes ou tem sete funções específicas. Apenas significa que seu trabalho é completo e que Ele pode agir em muitos lugares ao mesmo tempo.