Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. O Corpus Christi é uma festa católica que celebra a importância da Eucaristia (Santa Ceia). A festa acontece numa quinta-feira, 60 dias depois do domingo de Páscoa. A festa de Corpus Christi não está na Bíblia.
Leia também: o que é a Eucaristia?
Corpus Christi na igreja católica
O Corpus Christi é uma tradição católica que surgiu no século XIII. O objetivo da festa é comemorar a instituição da santa ceia por Jesus. Acontece na quinta-feira porque a última ceia de Jesus foi numa quinta-feira. A festa é marcada por procissões pelas ruas com o pão da eucaristia.
A igreja católica ensina que a ceia do Senhor é mais que uma lembrança do sacrifício de Jesus. Ela afirma que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue verdadeiros de Jesus. Assim, Jesus está presente fisicamente na ceia, conferindo-lhe poder sobrenatural. Isso se chama transubstanciação (veja aqui uma explicação sobre transubstanciação). Por isso, na festa de Corpus Christi os católicos são incentivados a adorar o pão e o vinho da eucaristia, que são a manifestação física de Jesus na terra.
Leia aqui: qual o significado da Santa Ceia?
Corpus Christi e a Bíblia
Jesus instituiu a Santa Ceia como memorial de sua morte, que deve ser celebrado até que ele venha (1 Coríntios 11:26). Mas Jesus não mandou celebrar o pão e o vinho como sendo seu corpo e sangue verdadeiros.
Não há nada de errado em criar festas para celebrar acontecimentos da Bíblia mas a festa de Corpus Christi se baseia em princípios que não são bíblicos. O pão e o vinho não se tornam na carne e no sangue de Jesus. São apenas símbolos, para lembrar de Jesus. Adorar o pão e o vinho no Corpus Christi é idolatria (Romanos 1:25).
Veja também: cristãos devem celebrar o Corpus Christi?
A Bíblia diz que cada crente faz parte do corpo de Cristo, que é a igreja (1 Coríntios 12:27). Quando alguém aceita Jesus como seu salvador, Jesus mora dentro de seu coração. A ceia serve para nos lembrar que Jesus já está dentro de nós. Não tem nenhum poder sobrenatural. Não precisamos de “comê-lo” na ceia para receber sua graça porque já recebemos! – Gálatas 2:20