Fidelidade significa ser digno de confiança, cumprindo as promessas e agindo sempre de maneira correta e consistente. A pessoa fiel é alguém em quem podemos colocar nossa fé, sem medo de sermos enganados nem desiludidos. Deus é nosso maior exemplo de fidelidade. Deus recompensa a fidelidade de quem segue a Jesus.
A fidelidade de Deus – o exemplo perfeito
Uma das características e Deus é Sua fidelidade. Deus não muda nem mente. Ele é sempre fiel, mesmo quando nós não somos, e nunca deixa de cumprir Suas promessas (2 Timóteo 2:13). Enquanto que outras pessoas falham, podemos sempre confiar em Deus.
A Bíblia nos mostra como Deus é fiel. Ele prometeu fazer dos descendentes de Abraão um grande povo, quando Abraão estava idoso e não tinha filhos. Deus fez com que Sara, esposa de Abraão, engravidasse na velhice, dando à luz a Isaque, que teve outros descendentes que se tornaram na nação de Israel. Deus cumpriu todas as promessas que fez a Israel, tanto de proteção e bênção quanto de disciplina e castigo. Foi por causa da fidelidade de Deus que o povo de Israel sobreviveu a várias tentativas de extermínio ao longo da História.
A fidelidade de Deus pode ser vista na vida de Jesus. Apesar de toda a tentação e de todo o sofrimento que passou, Jesus não pecou e cumpriu a missão para a qual tinha sido enviado. Quando foi traído, insultado e abandonado, Jesus se manteve fiel em seu amor pela humanidade e até deu sua vida para nos salvar! A fidelidade de Deus é nossa garantia da salvação (Hebreus 10:23).
Veja também: o que Jesus conquistou na cruz?
Fidelidade a Deus – o dever de todo cristão
Um dos frutos do Espírito em Gálatas 5:22-23 é a fidelidade. Entregar sua vida a Jesus implica tomar o compromisso de ser fiel a Deus, obedecendo a Seus mandamentos. O verdadeiro cristão ama a Deus e deseja ser fiel a Ele em todas as áreas de sua vida. A base de nossa fidelidade a Deus é nosso amor por Ele.
Deus mostra Sua fidelidade principalmente a quem é fiel a Ele (Salmos 18:25-26). Quando obedecemos a Deus e seguimo-lo de todo coração, Ele cuida de nós, nos orienta e nos abençoa. Deus promete recompensa eterna a quem é fiel a Ele até o fim (Apocalipse 2:10)
A fidelidade também é importante em outras áreas da vida:
Fidelidade no casamento
Uma das bases fundamentais para um bom casamento é a fidelidade. Os dois cônjuges precisam saber que podem confiar um no outro, para viverem em união (Malaquias 2:15). Sem fidelidade, não há segurança nem estabilidade no casamento. Muitas vezes na Bíblia, a relação de Deus com Seu povo é comparada com um marido que é sempre fiel à sua esposa.
No casamento, a fidelidade implica:
- Não cometer adultério
- Amar um ao outro
- Ser honesto
- Apoiar, respeitar e cuidar
Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre traição no casamento?
Fidelidade na vida diária
Em tudo que fazemos, devemos ser fiéis. Seja a cumprir as promessas que fazemos, seja a pagar o que devemos, seja a obedecer à lei, nossas ações devem ser guiadas pela fidelidade. Quando somos fiéis em nossa vida diária, damos testemunho da fidelidade de Deus ao mundo.