Você Pergunta: Quando Paulo fala da armadura de Deus ele fala a respeito do capacete da salvação. Eu gostaria de entender melhor esse conceito. Por que a salvação é comparada a um capacete nesse texto? Quais lições ele quer nos ensinar com isso?
Caro leitor, a comparação de Paulo de diversos aspectos importantes da vida cristã com uma armadura de um soldado é muito rica e nos traz lições incríveis. Hoje irei trabalhar um pouco esse tema e te explicar o profundo significado do capacete da salvação que todos nós precisamos usar em nosso dia a dia.
(1) Quando Paulo está falando das lutas diárias do cristão, dos ataques que recebe do inimigo, ele nos manda vestir uma armadura completa, como um guerreiro em batalha: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13). Mas, claro, ele não está falando aqui de uma armadura literal, mas de uma armadura espiritual que todos devemos tomar e vestir. Ele passa, então, a explicar as principais partes dessa armadura que Deus nos dá e a possibilidade dela tanto nos defender quanto nos ajudar a atacar nessa grandiosa batalha espiritual que vivemos no dia a dia.
(2) E uma dessas partes dessa armadura é o capacete da salvação: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17). Que capacete era esse? O capacete de guerra, aquele que os guerreiros romanos usavam, que provavelmente era o que Paulo tinha em mente aqui nessa comparação, era feito de bronze e, além de proteger a cabeça, protegia também a face do guerreiro, ou seja, partes importantes como os olhos, ouvidos e nariz. Isso dava ao guerreiro uma proteção total dessa parte do corpo que é uma das principais e mais sensíveis. Um golpe na cabeça é mortal. Mesmo que pequeno pode desmaiar o guerreiro e fazê-lo ficar vulnerável. Um pequeno golpe nos olhos, por exemplo, também pode deixar o guerreiro vulnerável na batalha. Mas qual o significado espiritual disso?
(3) A salvação dada por Jesus Cristo é a maior bênção que um crente pode ter em sua vida! Ela traz a ele a esperança de que Deus o libertou do maligno e da condenação do pecado e lhe deu a vida eterna. Saber disso faz toda a diferença na vida de um cristão. Pessoas que não são salvas vivem sem esperança, sem saber o que será do amanhã, sem viver uma vida que agrada a Deus. Ou seja, estão perdidas, como que cambaleando sem rumo entregues nas mãos do inimigo. Andam totalmente nas mãos do inimigo, que as destruirá! Mas o crente salvo recebe como parte da sua armadura o capacete da salvação! Mas o que esse capacete faz?
(4) O capacete da salvação protege nossa mente (cabeça), ou seja, nos ajuda a ter pensamentos saudáveis, pois nela está a palavra de Deus! Conseguimos resistir aos ataques do inimigo a nossa cabeça (mente). O maligno deseja trabalhar em nossa mente e nos trazer pensamentos que não agradam a Deus, mas quando estamos vestindo o capacete, ele não conseguirá! O inimigo também tenta colocar informações malignas em nossos ouvidos! Quantas pessoas não são derrubadas por palavras ruins, ácidas, destrutivas, que penetram seus ouvidos e entram na mente? O capacete da salvação bloqueia isso e faz com que nossa mente esteja conectada à boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:1-2)! Ele protege também nossos olhos espirituais para que nada possa feri-los facilmente para que possamos enxergar perfeitamente a vontade de Deus. E protege também nossa boca, para que dela só aquilo que é bom venha a sair.
(5) Concluímos, então, que o capacete da salvação é imprescindível para o crente viver neste mundo! Não dá para enfrentar esse mundo sem essa proteção que Deus nos deu, sem essa esperança de que somos salvos e de que Deus está conosco guerreando as batalhas. Essa certeza nos dá muito mais ousadia de guerrear! Assim como os cristãos da época de Paulo, que iam até o fim, mesmo que fosse preciso perder a vida, pois estavam vestindo sua armadura e sabiam que seriam honrados pelo comandante, nós também devemos vestir essa armadura e, como Paulo ensina: “depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13). Não saia para sua guerra do dia a dia sem seu capacete da salvação! Lembre-se a cada dia do que Jesus Cristo fez por você, como se entregou, como te perdoou e te salvou; agradeça, creia, e só então, vá para sua batalha do dia a dia!