Você Pergunta: Em um texto de Eclesiastes Salomão diz que os mortos não sabem coisa nenhuma. Alguns usam esse texto para dizer que os mortos ficam dormindo depois que morrem. Essa seria a interpretação correta desse texto? Pode me ajudar a entendê-lo melhor?
Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez
Caro leitor, essa citação que você fez sobre mortos dormindo com base no texto de Eclesiastes 9:5 é mais um daqueles erros de interpretação com uso de um verso isolado, sem a observação correta do contexto. Vejamos o que o texto e contexto estão realmente ensinando.
(1) Em Eclesiastes 9:1-12 Salomão está fazendo uma reflexão sobre o destino de todos, a maior certeza que toda pessoa tem, que é a morte. Em Eclesiastes 9:1 ele começa falando do mistério do pós-morte: tudo está nas mãos de Deus e os detalhes do que espera o homem depois de sua morte ninguém sabe. Em Eclesiastes 9:2-3 ele reflete que tanto maus quanto bons terão um destino em comum, que é morrer um dia. Em Eclesiastes 9:4 ele explica que do ponto de vista humano a vida é o bem mais precioso, pois é nela que podemos fazer o bem e aproveitar as coisas boas que Deus criou!
(2) Na sequência temos o nosso texto da análise: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento” (Eclesiastes 9:5). O ponto onde muitos erram é achar que Salomão está falando aqui da vida pós-morte, ou seja, da vida da pessoa que morreu após ela morrer, como se a pessoa ficasse em um tipo de sono da alma. Mas não é sobre isso que ele trata aqui. Salomão está refletindo do ponto de vista de quem está aqui na terra, vivo, e vendo alguém morrer. Desse ponto de vista fica claro que o corpo de um morto, sem vida, não sabe mais nada! Cessaram todas as suas funções de pensar, de sentir, de fazer qualquer coisa, pois é agora somente um corpo morto que sofrerá a decomposição (voltará à terra – Eclesiastes 12:7)!
(3) Isso fica evidente no próximo verso, que diz: “Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6). Observe que esse morto “não sabe coisa nenhuma” do que está acontecendo agora na terra (debaixo do sol), pois ele não tem mais participação nas coisas terrenas. Ele é agora apenas um corpo sem vida. É importante observar que Salomão não está também dizendo que “morreu acabou tudo”. Ele está tratando apenas do ponto de vista terreno, do que ocorre com a frágil vida de todo ser humano e que pode ser observado por qualquer um. Ele não está tratando aqui do que acontece com o espírito da pessoa.
(4) Toda essa reflexão faz com que Salomão passe a falar sobre aproveitar bem o tempo de vida sobre a terra: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras” (Eclesiastes 9:7). Existem coisas preciosas da vida na terra que só podemos aproveitar enquanto houver vida e isso deve ser feito com boa consciência, pois o tempo de vida é limitado. Na sequência ele ainda dá conselhos para a busca da felicidade (Eclesiastes 9:8), da alegria do relacionamento conjugal (Eclesiastes 9:9), do empenho de fazer trabalhos bem feitos (Eclesiastes 9:10), etc.
(5) Concluímos que Salomão trabalha com um grande realismo na análise da vida e da morte. A morte física alcançará todos nós. Quando ela ocorre, tudo que é terreno deixa de fazer parte da vida do morto, e o morto deixa de fazer parte das ações realizadas “debaixo do sol”, esse é o sentido de “os mortos não sabem coisa nenhuma”. Para fechar, quero citar um texto onde Salomão traz um pequeno rascunho sobre a vida pós-morte, ou seja, o que ocorre com o espírito da pessoa que morre: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7). Tudo começa em Deus e termina Nele, que é quem julga retamente todos que morrem!
Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo? Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo COMPARTILHE ESTE ESTUDO: