Não é pecado uma mulher usar calça comprida, se é calça de mulher e é modesta. Hoje em dia, existem calças femininas e a sociedade não vê isso como travestismo. A questão da roupa adequada precisa ser analisada dentro do contexto do lugar onde o crente vive.
A mulher cristã pode decidir se vai usar calça comprida de acordo com sua consciência. Cada pessoa deve conhecer seus próprios limites de modéstia e respeitá-los (Romanos 14:22). Você se sente confortável usando calça ou isso lhe incomoda?
Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
– Romanos 14:22
Também é importante olhar à volta (Romanos 14:16). As mulheres no lugar onde você vive usam calça? Fora da igreja, mulher usar calça é problema? Usar calça é normal e aceitável ou é motivo de escândalo?
Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.
– Romanos 14:16
A definição do que é roupa de homem e roupa de mulher muda com o tempo e com o país. Por exemplo, na Escócia os homens usam saia e não são considerados efeminados. No Paquistão, uma mulher que não usa calça é indecente. No passado, no Brasil a calça era considerada roupa de homem, mas agora também é roupa de mulher.
Mulher usava calça no tempo de Jesus?
Nem a mulher, nem o homem usavam calça no tempo de Jesus. A calça ainda não tinha sido inventada nesse tempo. A roupa mais comum tanto para homens como para mulheres era a túnica, um tipo de vestido que chegava aos joelhos ou aos tornozelos. Quem tinha dinheiro também usava um manto ou uma capa. Tanto mulheres como homens podiam usar joias. A distinção entre roupa de homens e mulheres estava em detalhes como as cores e os enfeites.
Como saber o que é certo?
As normas culturais mudam, mas os grandes princípios por trás deles são sempre iguais. Na questão da calça comprida tem dois princípios fundamentais: ser modesto e usar roupa adequada ao seu gênero (homem ou mulher) – Colossenses 3:12; Deuteronômio 22:5. Esses princípios são universais, mas a definição do que é modéstia e o que é roupa de homem e mulher muda.
Antigamente, para ser modesta a mulher não podia mostrar seu tornozelo, mas um decote muito baixo não era problema. Hoje, modéstia é não usar roupa muito apertada nem um decote muito revelador. O princípio da modéstia continua a existir, mas a ideia que as pessoas têm do que é modesto mudou.
Veja também: crente pode usar roupas curtas e decotes?
Se você tem dúvidas sobre o assunto, ore a Deus por sabedoria. Lembre-se: o mais importante é a modéstia e a decência. O tipo de roupa considerado decente varia; precisamos entender o que é decente dentro de nossa comunidade.
Leia aqui: qual é o significado de modéstia segundo a Bíblia?