Depois que Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, nenhum homem voltou a entrar lá. O jardim do Éden provavelmente foi destruído.
Gênesis 2:10-14 é a única passagem da Bíblia que dá alguma indicação da localização do Éden. Havia um rio no Éden que irrigava o jardim. Esse rio se dividia em quatro: o Pisom, o Giom, o Tigre e o Eufrates. Os rios ficavam nas terras de Havilá, Cuxe e Assíria. Hoje em dia, muitos desses lugares têm nomes diferentes.
Gênesis 2:10-14
10. No Éden nascia um rio que irrigava o jardim, e depois se dividia em quatro.
11. O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro.
12. O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix.
13. O segundo, que percorre toda a terra de Cuxe, é o Giom.
14. O terceiro, que corre pelo lado leste da Assíria, é o Tigre. E o quarto rio é o Eufrates
Os rios Tigre e Eufrates ficam na Mesopotâmia, o lugar onde se acredita que a civilização começou. Hoje em dia, o Tigre e o Eufrates atravessam o Iraque, a Síria e a Turquia. Não se conhece a localização dos rios Pisom e Giom.
O Pisom atravessava a região de Havilá, que provavelmente ficava entre o Iraque e o Egito. Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18). Seus descendentes se instalaram na península arábica, onde agora ficam a Arábia Saudita e alguns outros países mais pequenos.
O rio Giom atravessava a terra de Cuxe. A região conhecida como Cuxe na Bíblia provavelmente corresponde ao atual Sudão (e o Sudão do Sul). Poderá também ter alguma ligação com a Etiópia.
Assim, a localização desses quatro rios pode englobar toda a área da Mesopotâmia, da península arábica e parte do Nordeste da África. Essa região é exatamente onde os cientistas acreditam que a humanidade nasceu!
Veja aqui: segundo a Bíblia quantos anos tem a humanidade.
Onde fica o Jardim do Éden hoje em dia
Não é possível encontrar o jardim do Éden atualmente. O jardim do Éden ficou perdido quando Deus expulsou Adão e Eva. A Bíblia não diz o que aconteceu com o Éden depois que Deus proibiu o acesso ao jardim. Se o Éden ainda existia no tempo de Noé, provavelmente foi destruído no dilúvio.
A localização dos quatro rios é complicada. Atualmente, o Tigre e o Eufrates não estão ligados a dois outros grandes rios por um rio principal, atravessando todos os territórios mencionados na Bíblia. Mas o aspeto da terra e o curso dos rios mudam com o tempo. Acontecimentos como o dilúvio podem ter alterado drasticamente a paisagem. Por isso, é muito difícil encontrar a localização exata do jardim do Éden.
Veja também: quem foi a esposa de Caim.
A Bíblia nos promete um novo Éden, na presença de Deus. No Céu tudo será restaurado e voltaremos a desfrutar de um mundo perfeito, cheio de paz e alegria. Poderemos nunca encontrar a localização do antigo jardim do Éden, mas Deus tem algo muito melhor preparado para nós na eternidade.