O mar da Galileia se encontra em Israel na região de mesmo nome. Apesar de ser conhecido como mar da Galileia, trata-se na verdade de um grande lago de água doce.
O maior lago de Israel é citado desde o Antigo ao Novo Testamento. Nos primórdios, o mar da Galileia se chamava mar de Quinerete (Josué 13:27). Séculos depois foi chamado de lago de Genesaré (Lucas 5:1) e posteriormente de mar de Tiberíades (João 6:1; João 21:1).
A Bíblia registra grandes acontecimentos em torno do mar da Galileia. Na antiguidade o transito de mercadorias pessoas eram feitas de barco. A navegação era a melhor forma de percorrer grandes distâncias naquela época.
Jesus e o mar da Galileia
Quando adulto, Jesus saiu de Nazaré e passou habitar em Cafarnaum (Mateus 4:13). A cidade de Cafarnaum ficava as margens do mar da Galileia, por isso Jesus frequentemente navegava por aquelas águas.
Foi também a beira do mar da Galileia que Jesus chamou – até então – os pescadores Pedro, André, Tiago e João ao discipulado (Mateus 4:18-22).
Não há como falar do mar da Galileia sem lembrar dos milagres que Jesus. Muitos milagres realizados por Jesus, alguns ocorreram nos arredores e até mesmo no próprio mar da Galileia:
- Jesus anda sobre as águas (Mateus 14:22-33).
- Jesus acalma a tempestade (Mateus 8:23-27).
- Endemoniado gadareno (Mateus 8:28-35).
- A pesca milagrosa em Genesaré (Lucas 5:1-11).
- Jesus alimenta 5000 homens (Mateus 14:14-21).
- Jesus alimenta 4000 homens (Mateus 15:29-39).
- A moeda na boca do peixe (Mateus 17:24-27).
- A pesca de 153 peixes em Tiberíades (João 21:1-24).
Fora os milagres, Jesus contou muitas parábolas e percorreu as principais cidades banhadas pelo mar da Galileia, como; Tiberíades, Betsaida, Magadã, Genesaré.
Veja também: Por que Jesus ensinava em parábolas?
A Bíblia não revela todas as maravilhas realizadas por Jesus naquela região (João 20:30), mas certamente o mar da Galileia foi palco de muitos milagres e curas!