Deus fez o dilúvio por causa da maldade da humanidade. Por causa dos homens, a terra estava cheia de violência. Por isso, Deus decidiu destruir sua criação. Mas Deus mostrou misericórdia por Noé, que era um homem justo.
A humanidade era perversa e violenta e só queria fazer o mal. Isso entristeceu Deus, que decidiu destruir a humanidade. Deus também decidiu destruir os animais, porque foram afetados com a maldade dos homens (Gênesis 6:5-7).
Mas havia um homem justo, chamado Noé, que obedecia a Deus. Então Deus decidiu poupar Noé e sua família. Ele avisou Noé sobre o dilúvio e lhe explicou como fazer uma arca. Noé creu em Deus e construiu a arca. Antes de começar o dilúvio, Noé e sua família entraram na arca, junto com casais de cada espécie de animal (Gênesis 7:13-14). Deus destruiu todas as criaturas na terra mas poupou quem estava na arca.
Deus é cruel? O dilúvio foi uma injustiça?
Não, Deus não é cruel e o dilúvio não foi um ato de injustiça. Deus não se agrada com a morte de ninguém (Ezequiel 18:32). Mas o pecado tem de ser castigado. O preço do pecado é a morte. As pessoas do tempo de Noé tinham abandonado Deus e se entregado completamente ao pecado. Mais tarde ou mais cedo, todos iriam ser castigados.
Veja aqui: Deus é justo?
Mas Deus não se alegra com o castigo. Ele mostrou sua misericórdia providenciando uma escapatória: a arca. Noé foi salvo porque ele teve fé em Deus e obedeceu (Hebreus 11:7).
A construção da arca levou muito tempo; as pessoas viram o trabalho de Noé. Quando o dilúvio aconteceu, todos conheceriam Noé e sua história de como Deus tinha falado com ele. Mas ninguém acreditou, ninguém entrou na arca. Escolheram ficar de fora, por isso morreram afogados (2 Pedro 2:5).
Descubra aqui mais sobre a vida de Noé.
O dilúvio foi um sinal da justiça e da misericórdia de Deus. Um dia haverá novo julgamento da humanidade (Mateus 24:37-39). Todos que vivem no pecado, rejeitando a Deus, serão castigados. Mas Deus já providenciou uma escapatória: Jesus. Jesus é nossa arca, nossa única salvação. Quem se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como salvador receberá a misericórdia de Deus e viverá eternamente (João 3:16).