A esposa de Abraão, Sara, teve relações sexuais com faraó quando Abraão disse que ela era sua irmã?
3 de julho de 2019
Por que Noé amaldiçoou Cam pelo simples fato de ele vê-lo nu? Isso não foi exagero?
9 de julho de 2019
Nós temos feito aqui muitos estudos bíblicos diários e torço de coração para que você esteja gostando. Mas você sabia que pode agora mesmo estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser? E ainda tirar dúvidas diretamente comigo sobre tudo que tiver dificuldades de entender? Pois é, quero te convidar a ver mais detalhes sobre isso… Clique para saber mais…

Você Pergunta: No texto onde Jesus relata sinais do fim dos tempos encontramos uma fala interessante Dele que me deixa com dúvidas. Ele disse que “não passará esta geração sem que tudo isto aconteça”. Como podemos entender isso já que toda aquela geração já morreu e não aconteceu tudo que Ele disse ali? Por exemplo, ainda não tivemos a segunda vinda de Jesus! Pode me ajudar a entender essa questão?

Caro leitor, o capítulo 24 de Mateus é um capítulo fascinante onde temos relatos vindos da própria boca de Jesus sobre eventos futuros. No entanto, não é um texto simples de entender, pois parece mesclar eventos que ocorreriam em um futuro mais próximo e eventos que ocorreriam em um futuro mais distante (coisa que sabemos hoje, obviamente, porque o tempo um bom tempo já passou e isso ficou mais claro).

Não passará esta geração, o que significa?

(1) É importante pontuar que a maioria dos teólogos (do nosso tempo) concorda que em Mateus 24 temos relatos de acontecimentos que já aconteceram (Por exemplo, Mateus 24:15-22, que é compreendido como uma profecia sobre a queda de Jerusalém em 70 d.C) e acontecimentos que ainda não ocorreram (Por exemplo, Mateus 24:29-31, que fala da segunda vinda de Jesus Cristo). Sabedores disso, pontuamos agora o verso que estamos analisando, que é citado após esses trechos que mencionamos acima: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24:34). 

(2) O segredo para uma melhor compreensão desse verso é primeiro entender o significado de duas expressões do texto, que são “tudo isto” e “esta geração”. Alguns entendem que  “tudo isto” se refere a tudo àquilo que Jesus acabou de dizer, todos esses sinais e acontecimentos citados em todo o capítulo 24 de Mateus até aqui. Outros pensam que “tudo isto” estaria relacionado aos sinais do princípio da dores, ou seja, “tudo isto” seria esse começo de todos esses sinais que culminariam na segunda vinda de Cristo e não os sinais cumpridos todos por completo.

title=

Não passará esta geração, interpretações:

(3) Isso nos leva a entender melhor a citação “esta geração”. Geração vem da palavra grega “genea”. Essa palavra, além do significado mais óbvio dela (pessoas que vivem numa mesma época), traz também a ideia de “esta raça” ou “este tipo de pessoas”. Isso nos leva, finalmente, a pelo menos duas interpretações possíveis desse difícil texto citado por Jesus:

a) Esta geração (raça) judaica sobreviveria para ver todos esses acontecimentos: nessa interpretação usa-se a palavra grega “genea” com significado de raça. Jesus estaria dizendo aqui que os judeus daquela geração começariam a ver os sinais e que Deus preservaria a raça judaica até que todos os sinais ocorressem por completo (até Sua segunda vinda). Ou seja, o povo judeu não seria destruído, mas preservado por Deus até o fim. Alguns pensam que essa interpretação deu esperanças às gerações que viveram após os apóstolos para permanecerem na esperança dos acontecimentos mesmo após a morte dos principais líderes da igreja.

b) Jesus estaria indicando que aquela geração começaria a ver os primeiros sinais: Nesse caso, “tudo isto” seria uma menção de Jesus ao começo dos sinais e “geração” seria as pessoas que estavam vivas naquela época. Nesse pensamento Jesus teria em mente que aqueles que o ouviam veriam o princípio das dores começar já em seu tempo de vida. Sabemos que isso ocorreu, pois as perseguições e a destruição de Jerusalém foram vividas e presenciadas por muitos que ainda estavam vivos.

(4) Qual é a melhor interpretação? Infelizmente temos um texto difícil diante de nós. Todas as interpretações têm seus pontos fortes e pontos que levantam questionamentos. Diante disso cabe a nós elevarmos a nossa fé acima daquilo que não podemos entender plenamente. O fato claro é que os sinais já começaram a ocorrer e estão sendo administrados por Deus em toda a Sua soberania. Como a própria escritura afirma, nenhuma das promessas de Deus deixará de acontecer (Mateus 5:18), mesmo que não compreendamos exatamente os pormenores delas.

Fonte