Como vencer o Desânimo em 5 passos
1 de outubro de 2019
O que é a parábola do grão de mostarda?
4 de outubro de 2019
Nós temos feito aqui muitos estudos bíblicos diários e torço de coração para que você esteja gostando. Mas você sabia que pode agora mesmo estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser? E ainda tirar dúvidas diretamente comigo sobre tudo que tiver dificuldades de entender? Pois é, quero te convidar a ver mais detalhes sobre isso… Clique para saber mais…

Você pergunta: Algumas pessoas argumentam que Jesus não tinha irmãos (e que Maria permaneceu virgem) pelo fato Dele, lá na cruz, ter dado Maria aos cuidados do apóstolo João. Mas considerando que a Bíblia afirma que Jesus teve irmãos, por que Ele deu Maria para João cuidar? Essa parte da história parece não encaixar. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, a resposta à sua pergunta está nos detalhes (no contexto) mais amplo do evangelho, onde analisamos toda a história e menções sobre Jesus e Sua família. Com essa análise conseguiremos uma resposta satisfatória a sua dúvida. Vamos lá?

Por que Jesus entregou Maria para João cuidar?

(1) Primeiro é preciso ficar claro que a Bíblia menciona os irmãos de Jesus (Lucas 8:20) e inclusive cita nomes deles (Marcos 6:3). Sobre isso você pode ler um estudo detalhado clicando aqui: A Bíblia ensina que Jesus Cristo realmente teve irmãos e irmãs? Dito isso, agora vamos entender qual a motivação de Jesus em confiar os cuidados de Maria, Sua mãe, para o apóstolo João, mesmo Ele tendo irmãos que pudessem fazer isso.

(2) A Bíblia deixa claro que os irmãos de Jesus, inicialmente, não criam Nele, nem eram a favor do que Jesus fazia: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5). Isso mostra que Jesus teve certa resistência dentro da Sua própria família. Esse fato nos leva a seguinte questão: se os irmãos de Jesus ainda não criam nele, por que iriam se expor na condenação de Jesus para serem vistos como família de alguém considerado como um malfeitor pelo império Romano, e que foi crucificado como um criminoso? De fato, aqui pode estar a explicação deles não terem aparecido para apoiar a mãe ali junto a cruz, pois não são mencionados em nenhum dos relatos! Além disso, vemos que até mesmo alguns dos discípulos de Jesus, que criam nele, foram dispersos por conta da prisão e posterior crucificação de Jesus!

title=

(3) Sendo assim, quem estava ali (na cena da crucificação) naquela hora para que Jesus, como um bom filho, pudesse confiar os cuidados de Sua mãe naquele momento de grande dor e sofrimento? Sim, o apóstolo João, o discípulo mais próximo de Cristo: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (João 19:26-27). Tudo isso esclarece que aqui não temos qualquer indicação de que Jesus não tinha irmãos e por isso sua mãe precisou ser cuidada por um discípulo. Veja mais porquês:

(4) Logo após a ressurreição observamos que os irmãos de Jesus têm uma mudança de postura. Já estão com a mãe seguindo a Cristo: “Todos estes (os apóstolos) perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14 – inclusão entre parênteses minha). Fica muito claro que os cuidados do apóstolo João com Maria (no momento posterior a morte de Jesus) foram de natureza pontual, naquele momento específico, pois Maria já estava alguns dias depois com os filhos, (agora convertidos), servindo a Deus e sendo cuidada por eles!

(5) Observamos também que o apóstolo João continua seu ministério e não temos mais qualquer menção de Maria, mãe de Jesus, na Bíblia. O foco passa a ser o envio, a ordem de Cristo para a evangelização. Toda essa explicação nos mostra o carinho de Jesus pela Sua mãe, que teve um ministério abnegado e grandioso como serva do Senhor. Mas também nos deixa claro que Maria, após o nascimento de Jesus, teve outros filhos e continuou sua vida servindo a Jesus, tendo a bênção de ver seus filhos, que antes não criam em Jesus, agora crendo e andando como servos Dele!

Fonte