Quantos capítulos tem a Bíblia?
22 de maio de 2019
O que significa “quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo”?
28 de maio de 2019
Alguns meses do ano de 2019 já se passaram e você ainda não conseguiu ler a Bíblia do jeito que prometeu para Deus em Janeiro? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição para qualquer dúvida que tiver… SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Quando Jesus encontrou Pedro após a ressurreição, perguntou a Pedro por três vezes se ele o amava. Eu não entendi muito bem o propósito de Jesus ali com essas perguntas repetidas. Percebi que Pedro parece que ficou até entristecido com as perguntas de Jesus. O que podemos aprender nesse texto?

Caro leitor, o que podemos saber é que nada do que Jesus disse e ficou registrado é por acaso. Sempre existe um propósito. Algumas vezes, entender esse propósito exige um pouco mais de estudo e esforço. Iremos fazer isso a seguir para compreendermos juntos.

Por que Jesus perguntou três vezes se Pedro o amava?

(1) Esse encontro acontece após a ressurreição de Jesus, após um segundo milagre de pesca milagrosa que Jesus promoveu (agora, já ressuscitado) diante de alguns dos discípulos, parecida com o primeiro milagre da pesca maravilhosa (João 21:1-14). Após esse milagre, Pedro percebeu que o homem que estava na praia era Jesus (João 21:7). Então, todos foram comer juntos e segue-se o diálogo de Pedro com Jesus, com a primeira pergunta de Jesus a ele: “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros” (João 21:15). Por que Jesus, mesmo depois de receber a resposta de Pedro de que o amava, perguntou mais duas vezes a Pedro se ele o amava?

title=

(2) Alguns pensam que Jesus quis fazer um contraste aqui com as três vezes que Pedro o negou (Mateus 26:75). Isso é muito possível. Era algo que estava bem fresco na memória de Pedro, porém, Jesus não o fez diretamente como uma forma de feri-lo, mas de uma forma incrivelmente sensível, para demonstrar a nova situação de Pedro, agora, perdoado e sendo preparado para ser o líder da sequência do trabalho de Deus na terra. Agora, Jesus queria que Pedro o confessasse três vezes e lembrasse da sua restauração.

(3) Além da restauração de Pedro, o principal fato em questão aqui é que Pedro já havia sido perdoado, porém, como alguém que negou Jesus poderia liderar a igreja de Cristo? Certamente teria dificuldades e objeções diante das pessoas, se o próprio Cristo não indicasse que essa era a vontade de Deus ali na frente de outros discípulos. O foco principal de Jesus é, então, deixar claro que Pedro seria líder e estava plenamente restaurado para tal.

(4) A repetição da pergunta por três vezes também nos indica o foco principal que Pedro deveria ter em seu trabalho como apóstolo: o amor. O amor a Jesus, pleno, totalmente comprometido, só esse amor daria a Pedro (e a todos que servem a Deus) a capacidade de pastorear as ovelhas do Senhor, de cuidar da igreja de Cristo, o que é um grande desafio que, sem o suporte do amor a Deus, não seria plenamente completado!

(5) Meus cordeiros e minhas ovelhas foi como Jesus chamou aqui a Sua igreja. Sabemos que são dois tipos de animais muito usados figuradamente por serem parecidos com os seres humanos em vários comportamentos, bem problemáticos como os seres humanos são, e também por necessitarem de pastoreio para que tenham um vida boa e agradável. Nada mais claro para demonstrar como seria o trabalho do apóstolo Pedro, um homem restaurado, que agora confessa Jesus sem qualquer medo e o ama acima de todas as coisas!

Fonte