As pessoas que saíram dos túmulos após a morte de Jesus permaneceram vivendo na terra?
10 de abril de 2019
Como o pequeno empresário calcula seu dízimo? Dízima de tudo que entra na empresa?
13 de abril de 2019

A cruz de Cristo faz parte da mensagem central da Bíblia: a salvação pela fé em Jesus. Sem a morte de Jesus na cruz não haveria perdão dos pecados nem salvação para ninguém. A cruz representa o preço que foi pago para nos salvar.

A cruz onde Jesus morreu não tinha nenhum poder em si mesmo. Quando falamos sobre a importância da cruz, falamos sobre o que aconteceu lá, não sobre o objeto em si. Assim, a cruz nos lembra do que Jesus fez por nós, mas não deve ser adorada.

No tempo de Jesus, a cruz era um instrumento de tortura, que representava maldição e sofrimento. Ser condenado à cruz era o pior tipo de morte possível, reservado apenas para pessoas que tinham feito coisas terríveis. Além disso, entre os judeus, ser pendurado de uma árvore era sinal de maldição (Deuteronômio 21:22-23). Para receber esse castigo, a pessoa devia ter feito algo muito ruim.

Na cruz Jesus levou a maldição do pecado

Jesus é o Filho de Deus, perfeito e sem pecado. Ele não merecia castigo nenhum, muito menos uma morte na cruz! Sua morte também não foi apenas uma triste injustiça. Seus inimigos conspiraram para matá-lo mas, se ele quisesse, Jesus poderia ter acabado com eles com apenas uma palavra, porque ele tinha todo o poder de Deus. Jesus foi voluntariamente para a cruz (João 10:17-18).

Toda a missão de Jesus culminou na cruz. Ele veio para nos salvar do castigo e da maldição do pecado, trazendo a oportunidade de receber o perdão de Deus. Mas, para haver justiça, o pecado ainda tinha de ser castigado. Foi por isso que Jesus se ofereceu para levar o castigo em nosso lugar.

Na cruz, a maldição do nosso pecado foi colocado sobre Jesus (Gálatas 3:13). Assim, toda a ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre ele. O castigo foi totalmente pago. Agora, todos que se arrependem de seus pecados e crêem em Jesus como seu salvador têm seus pecados perdoados. A maldição é removida.

Veja aqui mais: quais são as consequências do pecado?

A morte de Jesus na cruz nos dá vida

Sem a cruz, não teríamos a esperança da vida eterna. Jesus provou que seu sacrifício na cruz foi completo para pagar por todos os nossos pecados quando ressuscitou, três dias depois. A morte é consequência do pecado (Romanos 6:23). Mas, como estava tudo perdoado, Jesus não podia continuar morto! Ele ressuscitou, ganhando vitória total sobre o pecado e a morte.

Graças à vitória de Jesus na cruz, cada pessoa que crê nele recebe uma vida nova, livre da escravidão e da maldição do pecado. Quando cremos em Jesus, nossa velha vida morre lá na cruz e nós ressuscitamos espiritualmente (1 Pedro 2:24).

Veja também: o que Jesus disse na cruz?

A cruz também nos mostra que a morte não é o fim. Por piores que as coisas podem ficar, se cremos em Jesus, um dia vamos ressuscitar, tal como ele fez. Quando isso acontecer, iremos morar com ele na glória, para sempre!

Fonte