Ebenézer significa “pedra de ajuda”. Depois de uma grande vitória militar, o profeta Samuel ergueu uma pedra, lhe chamou Ebenézer e disse: “até aqui o Senhor nos ajudou”. Ebenézer representa a força e a fidelidade de Deus.
Então Samuel pegou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. E lhe deu o nome de Ebenézer, dizendo: — Até aqui nos ajudou o Senhor .
1 Samuel 7:12
3 ocorrências de “Ebenézer” na Bíblia
A expressão Ebenézer aparece 3 vezes no livro de Samuel:
- 1 Samuel 4:1 – “… Os israelitas acamparam em Ebenézer e os filisteus em Afeca...”
Os filisteus se ajuntaram em Afeca (1 Samuel 4:2), que significa. “fortaleza” e os israelitas estavam neste campo aberto, onde se preparavam para a guerra. Este nome foi dado tardiamente por Samuel depois da vitória descrita no capítulo 7. Provavelmente esta área não tinha um nome específico, mas se tratava de um campo aberto usado para a guerra.
Nesta ocasião, os líderes do povo julgaram que se levassem a arca da aliança para o acampamento de guerra estariam levando a Deus consigo. Mas eles há muito tempo tinham desprezado a Deus, se afastando Dele. Por isso foram derrotados pelos filisteus.
- 1 Samuel 5:1 – “Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.”
Nessa segunda ocorrência é relatada a tomada da Arca da Aliança do Deus de Israel pelos filisteus. Os israelitas falharam ao tentar usar a arca como um amuleto da sorte, sem se comprometerem verdadeiramente com o Senhor, por isso perderam o símbolo da presença de Deus. Mas agora os filisteus vão sofrer ainda mais. Ao menosprezarem a Arca do Senhor, colocando-a no templo de Dagom, eles trouxeram morte e destruição para seu povo.
O Deus soberano se mostrou mais poderoso do que o principal deus filisteu, Dagom, subjugando-o e castigando o povo com tumores. Os filisteus aprenderam a lição e decidiram devolver logo a Arca para Israel.
- 1 Samuel 7:12 – “Ebenézer, até aqui o Senhor cuidou de nós.”
Depois de 20 anos da arca em Quiriate-Jearim, o profeta Samuel reuniu os israelitas em um lugar chamado Mispá e os convidou a se dedicarem totalmente a Deus. O povo seguiu o conselho de Samuel e se livrou de todos os seus ídolos. Eles se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Deus (1 Samuel 7:5-6).
Os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá e decidiram atacar. Mas Deus atendeu à oração de Samuel, colocando o exército filisteu em confusão com estrondos e trovões. Os filisteus fugiram e foram derrotados pelos israelitas (1 Samuel 7:10-11).
Origem de “Ebenézer”
A expressão surge de um marco de gratidão e esperança erigidos pelo profeta Samuel depois da vitória concedida pelo Senhor.
Para comemorar a vitória, o profeta Samuel ergueu uma pedra no lugar e a chamou de Pedra de Ajuda – Ebenézer. Para explicar o nome da pedra, Samuel disse que até ali o Senhor os tinha ajudado (1 Samuel 7:12). A pedra Ebenézer ficou como memorial da vitória que Deus deu naquele dia.
O significado de Ebenézer
A “pedra de ajuda” serviu como lembrança da atuação de Deus no meio do Seu povo. O Senhor é como uma Rocha inabalável que fundamenta e ampara os que nele confiam:
Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.
Isaías 28:16
Não foi a pedra Ebenézer que ajudou o povo de Israel. Foi Deus. A pedra era apenas um memorial, um monumento a Deus, para nos lembrar que Deus é nossa Pedra de Ajuda.
Deus é forte como a rocha (Isaías 26:3-4). Ele não pode ser vencido. Aqueles que confiam em Deus não serão abalados, porque Deus é mais forte que todos os inimigos. Ele ajuda aqueles que são fiéis a Ele. Deus não abandona Seus filhos na dificuldade.
Samuel reconheceu que Deus tinha lutado por eles. A vitória foi um milagre. Se Deus os tinha ajudado até esse ponto, Ele podia ajudá-los em todas as situações! Ebenézer é um convite a lembrar de tudo que Deus já fez por nós e a pôr sempre nossa confiança em Seu poder (Salmos 105:4-5).
Veja também: