Iniquidade significa maldade ou algo que é errado. Também significa o estado reprovável em que ficamos por causa do pecado. Jesus veio para nos limpar de nossa iniquidade.
Iniquidade é um pecado. O significado de iniquidade é algo que é ruim, que desobedece a Deus. Iniquidade pode ter o sentido de injustiça, maldade ou desobediência deliberada a Deus.
A Bíblia também fala sobre a iniquidade como a condição do homem no pecado. Nossos erros nos condenam e revelam nossa maldade (Jeremias 2:22). Nossa iniquidade nos condena e merece ser punida. Precisamos ser perdoados por nossas iniquidades para não sofrermos castigo.
O iníquo é aquele que se dedica à maldade ou à injustiça. Seu coração é virado para o mal e ele não se preocupa em fazer o bem nem agradar a Deus (Provérbios 19:28).
Veja também: quais são as consequências do pecado?
A solução para a iniquidade
Nós não conseguimos nos purificar de nossa própria iniquidade. Precisamos da ajuda de Deus. Foi por isso que Deus enviou Jesus à terra.
Na cruz, Jesus levou o castigo de nossas iniquidades. Ele pagou o preço e tem poder para nos purificar, tirando a mancha da iniquidade (Isaías 53:5-6). Podemos ficar limpos, sem culpa nem condenação!
Para sermos limpos da iniquidade, precisamos nos arrepender de nossos pecados e aceitar Jesus como nosso salvador. Quando reconhecemos nossas iniquidades, pedimos perdão a Deus e decidimos que queremos mudar, ele nos perdoa através de Jesus. Nossas iniquidades são transferidas para a cruz!
Depois que nos convertemos, ainda vamos cometer pecado e falhar, porque ainda não somos perfeitos. Mas agora temos uma natureza nova, que luta contra a iniquidade. Sempre que reconhecemos nossas iniquidades e nos arrependemos, temos a promessa que Deus nos perdoa (1 João 1:9). Ele nos ajuda a mudar e a vencer a iniquidade em nossas vidas.
Um dia, quando chegarmos ao Céu, não haverá mais iniquidade. Seremos completamente purificados e viveremos para sempre livres da iniquidade!