Dar graças a Deus em qualquer situação é de fato reconhecer a soberania do Senhor.
Este trecho faz parte do versículo de 1 Tessalonicenses 5:18: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
Este versículo tem um forte fundamento: ser grato a Deus em todas as circunstâncias e não por todas as circunstâncias. Deus derrama a Sua graça quando damos graças a Ele.
Na Bíblia temos grandes homens de fé como Abraão, Jó, Paulo dentre tantos outros. Ambos tinham uma coisa em mente: Deus está acima de tudo e de todos. Eles tinham convicção que Deus é capaz que reverter qualquer situação e a Sua vontade é absoluta.
Como dar graças a Deus em todas as coisas?
Não devemos condicionar a nossa gratidão as situações passageiras da vida. Quando agimos dessa forma, a nossa fé não está fundamentada em Deus e na sua soberania. A falta de reconhecimento da graça de Deus nos torna ingratos e nos afasta dele (Romanos 1:21).
Para sermos continuamente gratos, devemos trazer a nossa memória a importância do sacrifício de Jesus por nós. Quando somos gratos a Deus – reconhecendo o seu poder – Ele é capaz de nos acrescentar ainda mais a sua graça (2 Coríntios 9:8-10).
Não há como ficarmos ansiosos quando depositamos as nossas expectativas em Deus. Ele é soberano, Sua provisão chega no tempo certo e não há nada que nos possa separar do seu amor (Filipenses 4:6-7). Em tudo dai graças, pois o Senhor é soberano!
O que significa na prática: 3 homens que foram gratos a Deus em tudo
1. Abraão
Deus abençoou Abraão com um grande milagre, o nascimento de Isaque. O filho de promessa foi motivo de muita alegria e gratidão na vida de Abraão e Sara.
Anos depois Abraão foi provado, Deus pediu ao patriarca que sacrificasse o seu filho (Gênesis 22:1-2). Mesmo com o coração abatido, Abraão não deixou de fazer a vontade de Deus e levou o seu filho para sacrificá-lo. Diante desta prova de fé, Deus interveio através de um anjo e não deixou que Isaque fosse sacrificado (Gênesis 22:10-12).
Assim o Senhor proveu um carneiro e o patriarca o ofereceu em holocausto agradecendo a Deus (Gênesis 22:13). Com isto, o Senhor derramou ainda mais bênçãos sobre a vida de Abraão (Gênesis 22:16-18).
Veja: Quem foi Abraão na Bíblia?
2. Jó
Jó era um homem mais bem sucedido do oriente (Jó 1:1-3). Tamanha fartura era motivo de gratidão a Deus. Diante desta situação, Satanás pediu a Deus que interferisse na vida de Jó para mostrar-lhe que a sua gratidão só era motivado pelas circunstâncias da vida (Jó 1:9-11).
Jó passou por grande tribulação. Em um ritmo fulminante perdeu seu bens, seus empregados e seus filhos num desastre total (Jó 16:-19). Em uma situação desoladora, Jó adorou o Senhor: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma (Jó 1:21-22).
Ele ficou leproso e sua mulher até lhe sugeriu que amaldiçoasse a Deus e morresse (Jó 2:9-10). Mas Jó permaneceu fiel a Deus e o Senhor o restaurou abençoando mais do que no início (Jó 42:10-12).
3. Paulo
O Apóstolo Paulo foi um grande exemplo, passou por muitas provações e nunca deixou de ser grato ao Senhor por todas as coisas. Não era um homem movido pelas circunstâncias, mas movido pela fé.
Mesmo fazendo a vontade de Deus e pregando o Evangelho, Paulo passou por momentos muitos difíceis: de picada de víbora (Atos dos Apóstolos 28:3-5), a naufrágios (Atos dos Apóstolos 27:22-24) e muitas prisões.
Mesmo diante de todas as dificuldades, Paulo era grato ao Senhor pois sabia o preço que foi pago na cruz pela a sua vida. Todas as dificuldades ajudaram o apóstolo fortalecer ainda mais a sua fé e dar graças a Deus em todo tempo (Filipenses 4:12-13).
Saiba: Quem foi o Apóstolo Paulo?