Apocalipse: Estudo para começar a entender o significado do Apocalipse
30 de janeiro de 2020
A história de Maria Madalena na Bíblia
2 de fevereiro de 2020
A paz, 2020 precisa ser o seu ano! Você não acha que chegou a hora de você realmente CONSEGUIR ler e entender a Bíblia inteira? Eu quero ser o seu professor, vamos estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…

Você Pergunta: Achei interessante o estudo que você fez sobre quantos Tiago tinha na Bíblia. Gostaria de saber quantos Judas temos na Bíblia. Sei que tem mais de um, e sempre faço um pouco de confusão sobre qual é qual. Monte um estudo para me ajudar a entender mais fácil.

Caro leitor, atendendo ao seu pedido irei ensinar abaixo sobre cada um dos seis Judas que são mencionados na Bíblia. Isso mesmo, a maioria dos leitores nunca percebeu esse detalhe, mas temos seis Judas diferentes mencionados, o que pode confundir alguns leitores, daí a necessidade de saber maiores detalhes sobre cada um deles. Vamos lá?

Quantos Judas temos na Bíblia e quem foram eles?

(1) Judas Iscariotes (um dos doze apóstolos – O que traiu Jesus)

Esse é o Judas mais famoso. Foi o que traiu Jesus Cristo por 30 moedas de prata (Mateus 26:15), entregando-o aos guardas com um beijo (Lucas 22:48). Ele é mencionado como um dos doze apóstolos: “…Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu” (Mateus 10:4). Sobre ele é dito que cuidava das finanças do grupo (João 13:29). Após a prisão de Jesus se enforcou (Mateus 27:5).

(2) Judas (irmão de Jesus Cristo)

Temos a citação de um Judas que é irmão de Jesus Cristo: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele” (Marcos 6:3). Assim como os outros irmãos, esse Judas também não creu em Jesus inicialmente: ”Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5), mas após a ressurreição de Jesus ele creu (Atos 1:14). Esse Judas é o provável autor da carta de Judas que temos na Bíblia.

title=

(3) Judas (Filho de Tiago – um dos doze apóstolos)

Na lista dos doze apóstolos, além de Judas Iscariotes (que mencionamos no ponto 1 deste estudo) temos ainda a citação de um outro Judas, veja: Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor” (Lucas 6:16). Esse Judas é também chamado de Tadeu em Mateus 10:3: “Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, por isso, ficou muito conhecido como Judas Tadeu, um dos doze apóstolos chamados pelo Senhor Jesus.

(4) Judas (Um galileu que liderou uma revolta)

Esse Judas é citado em Atos dos apóstolos, numa fala registrada de Gamaliel no Sinédrio: “Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos” (Atos 5:37). Esse Judas agiu por volta do ano 6 d.C (época do nascimento de Cristo), em revolta pelo censo ordenado por Quirino. O historiador Flávio Josefo credita a ele a criação do partido zelote judaico, um forte movimento extremista que desejava derrubar Roma e restabelecer o domínio dos judeus naquela região.

(5) Judas (emprestou sua casa para Paulo)

Esse Judas tem uma rápida menção na Bíblia, na ocasião da conversão de Paulo (Saulo). Após ficar cego devido o encontro que teve com Cristo, Paulo foi levado a Damasco, onde ficou três dias. Ele ficou justamente na cada desse Judas, até que Ananias viesse encontrá-lo e restaurasse sua visão: “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando” (Atos 9:11).

(6) Judas (Líder da igreja em Jerusalém)

Esse último Judas mencionado nas escrituras, que também era chamado de Barsabás, foi escolhido juntamente com Silas para acompanhar o apóstolo Paulo e Barnabé em sua viagem até Antioquia, onde levariam a decisão do concílio de Jerusalém realizado em Atos 15 até a comunidade cristã que havia ali: “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos” (Atos 15:22).

Fonte