Ninguém sabe quem escreveu o livro de Hebreus. Algumas pessoas pensam que foi Paulo, mas não temos forma de saber com certeza. O autor de Hebreus não se identifica nem deixa muitas “pistas” para descobrirmos.
O que sabemos sobre o autor do livro de Hebreus:
- Conhecia as Escrituras e os costumes dos judeus – as explicações claras e detalhadas dos rituais do templo revelam um grande conhecimento da Lei de Moisés.
- Era culto – o autor tinha uma escrita muito refinada e bom conhecimento de grego (a língua original do livro de Hebreus).
- Era amigo de Timóteo – e pretendia fazer uma viagem com ele (Hebreus 13:23).
- Escreveu antes da destruição do templo – o autor fala muito sobre o templo de Jerusalém, mas não menciona sua destruição (em 70 d.C.).
- Era conhecido pelas igrejas – o autor de Hebreus fala com autoridade, como um líder reconhecido nas igrejas.
Será que Paulo escreveu o livro de Hebreus?
Não podemos ter a certeza. Quem escreveu o livro de Hebreus já era um assunto debatido no século II, cerca de 100 anos depois do livro ser escrito. Ninguém conseguiu confirmar com certeza se Paulo escreveu mesmo Hebreus.
Algumas pessoas argumentam que Paulo sempre terminava suas cartas com a mesma saudação que aparece no fim de Hebreus (Hebreus 13:25). Por outro lado, Paulo sempre começava suas cartas com uma introdução, que não existe em Hebreus.
O estilo do livro de Hebreus é muito diferente do estilo das outras cartas de Paulo. No entanto, um escritor pode ter diferentes estilos de escrita, dependendo da situação e da fase de sua vida.
Outros autores possíveis
Vários cristãos da Bíblia cabem no perfil vago do autor de Hebreus. Algumas sugestões de quem poderia ter escrito são:
- Barnabé – o tutor e companheiro de Paulo – Atos dos Apóstolos 11:25-26.
- Lucas – médico e companheiro de viagens de Paulo; escreveu o evangelho de Lucas – veja quem foi Lucas na Bíblia?
- Silas – outro companheiro de Paulo; era profeta e ensinava as igrejas – Atos dos Apóstolos 16:40.
- Apolo – era judeu, conhecia as Escrituras e pregava com fervor sobre Jesus – Atos dos Apóstolos 18:24-26.
- Priscila e Áquila – um casal amigo de Paulo; ensinaram Apolo mais sobre Jesus e lideravam uma igreja – 1 Coríntios 16:19.