Ismael foi o primeiro filho de Abraão, nascido de uma escrava egípcia chamada Hagar ou Agar. O nome Ismael – do hebraico Yishmaél, Ishmael, ligado a yishmá – significa “Deus ouve”.
Ele era considerado o herdeiro principal de Abraão, mas perdeu essa posição quando Isaque nasceu. Ismael também foi o pai de 12 tribos.
Deus prometeu a Abraão que ele teria um filho, mas Sara era estéril e já estava velha. Por isso, Sara ofereceu sua escrava Hagar a Abraão, para ser sua concubina (esposa secundária). Conforme os costumes dessa época, isso era aceitável, para garantir sua descendência (Gênesis 16:1-2).
Veja também: quem foi Abraão na Bíblia?
Abraão, Hagar e Ismael
Abraão deitou-se com Hagar e a engravidou. Quando descobriu estar grávida, Hagar tratou Sara com desprezo por ser estéril. Então Sara maltratou Hagar tanto que ela fugiu. No deserto, Hagar teve um encontro com Deus, que lhe disse que seu filho se chamaria Ismael e teria muitos descendentes (Gênesis 16:10-11). Obedecendo, Hagar voltou para casa, tratou Sara bem e teve seu filho.
Abraão tinha 86 anos quando Ismael nasceu e pensava que ele seria seu herdeiro. Mas Deus disse que o herdeiro seria filho de Sara. Abraão orou em favor de Ismael e Deus lhe garantiu que Ismael também seria abençoado. Mas a aliança para ser o povo de Deus seria estabelecida com os descendentes de Isaque (Gênesis 17:19-21).
Aos 13 anos, Ismael foi circuncidado, junto com seu pai e todos os homens de sua casa. No ano seguinte, a vida de Ismael mudou. Sara engravidou e deu à luz Isaque. Quando Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa. Durante a festa, Sara viu Ismael gozando com Isaque e ela ficou muito zangada. Ela disse para Abraão mandar Ismael e sua mãe embora, porque ele não seria herdeiro (Gênesis 21:8-10).
Abraão ficou preocupado por seu filho, mas Deus lhe disse que protegeria Ismael. Então Abraão enviou Ismael e Hagar embora, apenas com alguma comida. Eles estavam no deserto quando a comida acabou e Ismael chorou, porque iriam morrer ali. Deus ouviu seu choro e lhes mostrou uma fonte onde podiam tirar água (Gênesis 21:17-19).
A descendência de Ismael
Ismael cresceu e ficou vivendo no deserto de Parã. Ele se tornou flecheiro e se casou com uma egípcia (Gênesis 21:20-21). Ele teve 12 filhos, que se tornaram os patriarcas de 12 tribos ismaelitas.
Os descendentes de Ismael são: Nebaiote, Quedar, Adbeel, Mibsão, Misma, Dumá, Massá, Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedemá (Gênesis 25:12-16).
A filha de Ismael se casou com Esaú, filho de Isaque. Ismael parece que se reconciliou com a família de seu pai. Ele atendeu o funeral de seu pai, junto com Isaque (Gênesis 25:7-9). Mas seus descendentes, os ismaelitas, tiveram muitos conflitos com seus vizinhos, incluindo os judeus, descendentes de Isaque.
Ismael foi o fruto de decisões erradas, mas Deus não o abandonou. A Bíblia diz que Deus estava com Ismael, cuidando dele. Embora não ser o filho prometido, Deus também fez promessas para abençoar Ismael. Deus amava Ismael.
A morte de Ismael
Segundo a Bíblia, Ismael morreu com 137 anos e foi reunido aos seus antepassados. Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos (Gênesis 25:17-18).
Veja também: Quem foi Isaque na Bíblia?